A Amazon Web Services (AWS) selecionou 10 startups brasileiras para participar do programa AWS Global Generative AI Accelerator, que tem o objetivo de ajudar essas empresas a desenvolver soluções nesse segmento. Ao todo, foram escolhidas 80 startups no mundo todo, considerando o uso inovador de inteligência artificial (IA), além de suas ambições de crescimento global.
A iniciativa faz parte do compromisso de US$ 230 milhões da AWS para acelerar a criação de aplicativos em todo o mundo. Durante o programa de 10 semanas, participantes contarão com a orientação e ensino de mentores técnicos e de negócios com base em seu setor. Além disso, receberão até US$ 1 milhão cada em créditos da AWS para ajudá-los a criar, treinar, testar e lançar suas soluções de IA generativa.
As startups terão acesso às tecnologias de computação, armazenamento e banco de dados da AWS, bem como ao AWS Trainium e ao AWS Inferentia2, chips de IA com eficiência energética que oferecem alto desempenho com o menor custo. Os créditos também podem ser usados no Amazon SageMaker, um serviço totalmente gerenciado que ajuda as empresas a criar e treinar seus próprios modelos de base (FMs), bem como acessar modelos e ferramentas para criar aplicativos de IA generativos de forma fácil e segura por meio do Amazon Bedrock.
Uma novidade é que, além da ajuda dos profissionais da AWS, as empresas selecionadas também terão acesso à tecnologia e às sessões técnicas da Nvidia, parceira apresentadora do programa e pioneira em computação acelerada.
O interesse pelo mercado brasileiro não é por acaso. De acordo com o PitchBook, 469 empresas de IA e ML levantaram fundos no Brasil, com mais de US$ 178 milhões em investimentos até o momento em 2024.
“As startups são a força vital da inovação – nosso compromisso de US$ 230 milhões e a expansão global do Gen AI Accelerator refletem nossa dedicação contínua em apoiá-las em sua jornada para desenvolver soluções incríveis com IA generativa”, disse Álvaro Echeverría, gerente geral da AWS Startups na América Latina.
Entre as startups nacionais em estágio inicial selecionadas para o programa estão a Avra, solução de IA que modela risco de PMEs, e a Magie, que quer ser um banco dentro do WhatsApp.
“Startups como essas estão na vanguarda de uma nova onda transformadora, ampliando os limites do que é possível com a inteligência artificial e trazendo novas soluções empolgantes para o mercado. Estamos incrivelmente orgulhosos de como esses pioneiros estão impulsionando a transformação das indústrias, melhorando a maneira como trabalhamos e abordando alguns dos maiores desafios da sociedade”, complementa Álvaro.
A AWS também realiza programas de startups além da tecnologia, como a hospedagem do GenAI Loft em São Paulo, de 4 de setembro a 20 de novembro, que é um espaço pop-up colaborativo que oferece aos desenvolvedores, startups e entusiastas de IA uma plataforma para aprender, construir e se conectar.
Veja a lista das startups brasileiras selecionadas para o AWS Generative AI Accelerator:
- Amadeus AI – Serviços e soluções de IA para o mercado corporativo
- Avra – Fornece soluções sob medida de IA para a indústria e empresas do mercado financeiro
- Base39 – Utiliza IA para fornecer soluções de crédito mais inteligentes, rápidas e personalizadas para as empresas
- Lastro – Empresa de tecnologia financeira e imobiliária, que utiliza IA para ajudar imobiliárias a crescerem mais rapidamente e aumentarem a taxa de conversão
- Lexter – Empresa de tecnologia jurídica que utiliza IA para aumentar a produtividade nos escritórios de advocacia
- Magie – O primeiro banco no WhatsApp, que utiliza IA para pagamentos de contas e Pix diretamente no aplicativo
- Pupila AI – Utiliza tecnologia e IA para desenvolver identidade visual e outras possibilidade ligadas ao branding e marketing das empresas
- Rocketmat – Soluções de IA para recrutamento e seleção de talentos
- Talisman AI – Utiliza IA para defesas judiciais, ao interpretar evidências, gerar uma contestação em minutos e até mesmo gerar uma resposta ao advogado ofensor
- Winnin – Utiliza IA para produzir insights valiosos para empresas que buscam ganhar relevância cultural