Faz pouco mais de um mês que Ilya Sutskever saiu da OpenAI e ele já está com uma nova startup. Ex-cientista chefe da badalada empresa de IA generativa e considerado um dos cérebros por trás de suas revolucionárias tecnologias, agora ele é um dos cofundadores da Safe Superintellgence.
Segundo reporta a Bloomberg, a nova companhia conta com outros nomes de peso entre seus fundadores. Ao lado de Ilya, o ex-sócio da Y Combinator, Daniel Gross, e outro ex-engenheiro da OpenAI, Daniel Levy, também fazem parte do negócio. Entretanto, ele não abriu informações sobre investidores ou sobre o quanto já foi investido na nova empreitada.
Em post na rede social X, Ilya destacou que a nova companhia vai trabalhar nos próximos passos da IA, endereçando desafios de segurança na criação das futuras superinteligências, o que segundo ele, está “dentro do alcance” dos desenvolvedores em um futuro não muito distante.
“Iniciamos o primeiro laboratório SSI direto do mundo, com um objetivo e um produto: uma superinteligência segura. Abordamos a segurança e as capacidades em conjunto, como problemas técnicos a serem resolvidos através de engenharia revolucionária e avanços científicos. Planejamos avançar as capacidades o mais rápido possível, garantindo que nossa segurança esteja sempre à frente”, disse Ilya em seu post.
Segundo analistas, a Safe representa, em um certo grau, um retorno às origens sem fins lucrativos da OpenAI: desenvolver uma superinteligência artificial capaz de igualar ou superar a capacidade humana em diferentes áreas. Entretanto, à medida que mais poder computacional foi exigido, a OpenAI se deparou com a necessidade de transformar suas inovações em produtos, assim como buscou parcerias e investimentos com big techs como a Microsoft.
Resultado: na prática, e com o comando de Sam Altman, a OpenAI deixou de ser uma organização sem fins lucrativos, o que começou a gerar questionamentos de muitas pessoas – de Elon Musk até membros da própria companhia (segundo alguns, Ilya estaria entre os insatisfeitos). Vale lembrar que no ano passado, Sam Altman chegou a ser demitido do cargo de CEO da OpenAI, em meio à discussões do conselho sobre os rumos tomados pela startup.
Na OpenAI, Sutskever foi um dos nomes fundamentais no desenvolvimento da tecnologia por trás do ChatGPT, especialmente na parte de segurança e proteção dos dados no treinamento da IA, trabalhando em conjunto com Jan Leike, que co-liderou a equipe de superalinhamento da OpenAI.
No entanto, tanto Ilya Sutskever como Jan Leike deixaram a empresa drasticamente em maio, depois de se desentenderem com a liderança da OpenAI sobre como abordar a segurança da IA. Enquanto Ilya partiu pelo caminho de montar um novo negócio, Jan agora lidera uma equipe na rival de IA Anthropic.