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A plataforma de design Trakto e o Google anunciaram nesta quinta (4) uma nova parceria para escalar campanhas de marketing de grandes anunciantes do Google na América Latina. Para tal, chega ao mercado a Trakto.Studio, plataforma que permite criar, e em segundos, multiplicar os criativos usados em anúncios digitais, com o uso de soluções de IA generativa do Google Cloud.

O principal intuito da solução é tornar o processo criativo mais escalável e efetivo – na prática, acabar com o trabalho chato e repetitivo de tarefas do dia a dia dos times de marketing. Com a plataforma, o processo de criação de peças publicitárias é automatizado e os anunciantes podem investir mais tempo no desenvolvimento da estratégia da campanha do que em executá-la, com mais criatividade e eficiência. O preço cobrado é determinado pelo volume de uso da plataforma.

Com apenas um clique e em cerca de 10 segundos, uma planilha com mil produtos pode ser transformada em anúncios personalizáveis de acordo com os objetivos de cada cliente – tanto para anúncios estáticos quanto para vídeos. Além disso, a Trakto.Studio é integrada ao Google Ads e o Google Merchant Center, possibilitando que as peças geradas sejam direcionadas diretamente para a biblioteca de recursos de cada anunciante e utilizadas para desenvolver anúncios de produtos específicos.

“Unimos forças com a Trakto justamente para sanar uma das principais dores do mercado de publicidade. Segundo nossos dados internos do Google, 98% dos grandes anunciantes no Brasil ainda não usam múltiplos formatos em suas campanhas, ou seja, não estão aproveitando todo o alcance que a publicidade tem a oferecer”, afirma Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina. “Com essa parceria, esperamos tornar a vida de profissionais de criação mais fácil e permitir que eles gastem mais tempo com o que importa: usar sua criatividade a favor dos negócios.”

Oportunidade para escalar

Para a Trakto, a nova parceria com o Google será uma oportunidade para escalar ainda mais o negócio, que vai muito bem, obrigado. “O Google como parceiro faz com que seja amplificado o potencial de escala da solução. Por serem perfis de clientes diferentes, com ticket mais alto que no B2C, esperamos um crescimento expressivo de nossa receita em 2024”, comentou Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto, durante a coletiva de imprensa para anúncio da novidade, realizada na sede do Google em São Paulo.

Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto (Foto: Fabiana Rolfini)
Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto (Foto: Fabiana Rolfini)

Para dar um gás ainda maior nesse crescimento, a startup se prepara para uma nova rodada de captação (até então, rolou um seed de R$ 7 milhões). “Já contratamos uma assessoria e estamos em conversas com fundos para realizarmos uma série A por volta de R$ 20 milhões ainda neste semestre”, adiantou ao Startups, Luis Rodeguero, CFO da Trakto, também presente na coletiva. Segundo ele, o investimento será usado principalmente para ampliar o time, especialmente com desenvolvedores, técnicos de IA e profissionais de vendas.

Com cashflow positivo e um captable sólido, a startup de Maceió tem um faturamento anual na casa dos R$ 25 milhões, número que cresceu cerca de oito vezes nos últimos anos com a criação de versões da plataforma para B2B e educação. Atualmente, o portfólio da Trakto conta com quase 1 milhão de usuários localizados no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru.

Clientes que usaram e aprovaram

Durante o anúncio da plataforma Trakto.Studio, as companhias também revelaram que, até o momento, dezenas de empresas já estão utilizando a solução e, nos próximos meses, ela será disponibilizada a um grupo maior gradativamente. Alguns cases como o da Electrolux e MadeiraMadeira foram apresentados.

Nos primeiros meses de 2024 a Electrolux tinha o desafio de captar e maximizar os resultados gerados em torno do patrocínio da marca no programa Big Brother Brasil 24 e durante o Mês do Consumidor. A Trakto.Studio foi a ferramenta utilizada para criar as peças publicitárias e, como resultado, desde a estreia do BBB 24 até a semana seguinte ao Dia do Consumidor (15 de março), as campanhas da empresa que usam as peças criadas com a solução já são responsáveis por 70% da receita e 66% das vendas vindas das campanhas Google, além de apresentarem um ticket médio e taxa de cliques (CTR) 16% e 5% maiores, em comparação com a média geral.

Já a MadeiraMadeira se beneficiava da IA do Google para minimizar a complexidade de suas estratégias de marketing. Ainda assim, a empresa precisava operar centenas de campanhas – e quando se trata de gerar várias imagens para milhares de peças, a complexidade era grande. Ao utilizar a plataforma da Trakto, a MadeiraMadeira criou uma abordagem muito mais rápida para gerar milhares de ativos de imagem que estavam em conformidade com o seu guia de marca.

Em cinco campanhas em que testaram seus novos ativos, a empresa observou um aumento significativo nas impressões e no volume de cliques, melhorando sua taxa de cliques em 1 ponto percentual e o custo por clique em 26%, resultando em um aumento de 16% no retorno sobre o investimento publicitário.

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