A Inventivos, plataforma de formação, conexão e investimentos em empreendedores, investiu R$ 3 milhões em startups no 2º semestre de 2023. Ao Startups, a companhia confirmou que o plano é dobrar os investimentos em 2024, seguindo sua estratégia com foco em negócios de base tecnológica em estágio pré-seed com potencial de crescimento exponencial.
Fundada em 2020 por Lucas Santana e Monique Evelle, a Inventivos anunciou o lançamento da Inventivos Angels há cerca de sete meses, como uma rede formada por investidores-anjos experientes que busca negócios plurais no Brasil para investir capital financeiro, social e intelectual. A abordagem visa apoiar empresas que já possuam clientes, faturamento e margem de lucro positiva, mesmo que ainda não gerem lucro líquido.
“A Inventivos já formava empreendedores de negócios incríveis e conectava essas pessoas com outros empreendedores e o mercado. Mas não fazíamos o trabalho 360º de formar, conectar e investir”, disse Monique em entrevista ao Startups em maio deste ano. A companhia está olhando intencionalmente para as regiões Nordeste e Norte e empresas que atuam no universo ESG e Creator Economy.
“É o caso da SDW, startup que cria tecnologias para tratamento de água, e a Afrosaúde focada em saúde e bem-estar”, conta Lucas Santana, CEO da Inventivos, em nota. Além de startups brasileiras, a empresa fez seu primeiro investimento nos Estados Unidos, participando de uma rodada na 8lab, hub orientado por inteligência artificial para a força de trabalho criativa do futuro, ao lado de investidores-anjo de peso como Baron Davis (ex-estrela da NBA), Nick Caldwell (Twitter, Google, Microsoft) e Kevin Lee (Immi, ex-Pear Ventures).
A Inventivos adota critérios específicos para seleção. Pelo menos 30% do time C-Level ou de fundadores deve ser formado por pessoas de grupos sub-representados. Além disso, o negócio deve ter pelo menos 1 sócio full-time, captable acima de 80% entre os fundadores e, crucialmente, ter a presença de um sócio técnico.
Para o próximo ano, a companhia espera expandir ainda mais seu apoio ao empreendedorismo no Brasil e conexão com os países de língua portuguesa. Além de dobrar os investimentos em 2024, a Inventivos prevê fortalecer as parcerias estratégicas e o suporte às empresas investidas.