A QINV, startup que fornece inteligência artificial para ajudar usuários a construírem seus portfólios de investimentos de maneira automatizada, acaba de abrir uma rodada de investimentos. A expectativa é captar R$ 1 milhão por meio da plataforma de financiamento coletivo da Raketo.
“Analisamos mais de 2 mil empresas antes de escolher a QINV para inaugurar nossa nova plataforma de investimentos que tokeniza ativos com aprovação da CVM”, afirma Fred Santoro, fundador e CEO da Raketo, além de ex-head de startups da AWS e cofundador da fintech Zigpay. Segundo o executivo, a QINV e a Raketo compartilham a missão de democratizar o acesso à tecnologia moderna e oportunidades para a evolução financeira.
Os interessados poderão investir a partir de R$ 500 na QINV. A previsão é concluir a rodada ainda em março. “Nossa tecnologia por ser online tokenizada permite que esse processo seja bem rápido”, explica Fred. Com os recursos captados, a fintech pretende expandir as operações, alcançando a marca de 150 mil usuários.
Mesmo com a rodada em andamento, a QINV já está negociando aportes maiores. “Estamos negociando com grandes fundos norte-americanos de venture capital, mas resolvemos fazer essa rodada com a Raketo no Brasil para expandir nossa missão de incluir investidores de todos os perfis nesta jornada empolgante de inclusão financeira e sucesso coletivo”, diz Lendel Lucas, fundador e CEO da startup, em nota.
Investimento descomplicado
A fintech nasceu inspirada no sucesso de aplicativos como o Robinhood e Stash, nos Estados Unidos. “Essas fintechs demonstraram o imenso apetite do mercado por soluções de investimento descomplicadas. A QINV se propõe a trazer essa revolução oferecendo um aplicativo intuitivo que permite a todos, de novatos a investidores experientes, explorar o potencial do mercado financeiro com maior segurança e facilidade”, diz a fintech, em comunicado.
Como diferenciais, a QINV destaca o modelo de negócio com o usuário no centro de sua estratégia. Basta o investidor escolher um portfólio inteligente no mercado de ações ou de criptomoedas para, depois, os algoritmos assumirem a gestão ativa dos investimentos. A IA cuida desde a alocação inicial até o rebalanceamento mensal de forma automática e transparente – o que, de acordo com a startup, assegura que os portfólios dos usuários sejam constantemente otimizados para o melhor desempenho possível.
Desde o seu lançamento, em setembro de 2023, o portfólio inteligente de criptomoedas da QINV teve um retorno de 171.96%.