Um ano depois de anunciar seus planos de lançar uma solução própria de Buy Now, Pay Later (BNPL), aquele modelo de pagamento que modernizou o que nós brasileiros já conhecemos há tempos – o crediário – a Apple lançou hoje no mercado norte-americano o Apple Pay Later.
Com o lançamento, a empresa entra no jogo ocupado por nomes em alta, como a europeia Klarna e a norte-americana Affirm. Entretanto, como a gente já sabe, a Apple traz o seu “mojo”: a base de usuários fieis que ela possui nos seus dispositivos. Só para ter uma ideia, atualmente o Apple Pay, aplicação de carteira digital da companhia, conta com quase 50 milhões de usuários nos EUA.
O serviço permitirá que os usuários dividam as compras em quatro pagamentos, divididos em até seis semanas, sem juros ou taxas. Os usuários podem solicitar empréstimos entre US$ 50 e US$ 1.000, que podem ser usados para compras online ou em comerciantes que aceitam o Apple Pay, de acordo com a empresa.
Entretanto, apesar do lançamento agora ser oficial, ele ainda não estará disponível para todos. O convite para entrar no Apple Pay Later será enviado de forma gradual a usuários selecionados, que testarão a primeira versão da aplicação, a ser disponibilizada de forma geral nos próximos meses. A empresa não deu detalhes sobre o lançamento internacional do serviço.
Impactos
Na visão de especialistas do setor, o Apple Pay Later tem tudo para chegar atropelando e ameaçando concorrentes estabelecidos no dia um, oferecendo uma solução prática e nativa para os milhões de usuários de iPhone e iPad.
“Outras empresas teriam dado uma olhada no anúncio da Apple hoje porque são um nome onipresente. Isso vai tirar uma fatia da participação de mercado de outros players”, disse Danni Hewson, chefe de análise financeira da consultoria AJ Bell, para a Reuters.
Outro detalhe interessante é sobre a presença do Apple Pay no varejo norte-americano. Segundo dados da própria Apple, cerca de 85% dos estabelecimentos do país aceitam o meio de pagamento da maçã.
Atrasou, mas chegou
Originalmente, o BNPL da Apple já tinha sido apresentado em 2022, em meio ao anúncio da última versão do sistema operacional da companhia. O Apple Pay Later deveria estrear com o iOS 16, mas problemas técnicos e de engenharia atrasaram seu lançamento, informou a Bloomberg no início do ano.
Apesar dos baques sofridos por algumas fintechs do setor – vide o caso da Klarna – dados apontam que o mercado de BNPL segue aquecido na terra do Tio Sam, ocupado por nomes como Sezzle e as já citadas Klarna e Affirm. A Grand View Research prevê que o BNPL pode valer US$ 39,41 bilhões até 2030.
Mais de 51% dos americanos disseram que experimentaram um serviço BNPL em março de 2021, de acordo com uma pesquisa do segmento. E a Accenture estima que o número de usuários de BNPL nos EUA atingiu 45 milhões em 2021.