
O início desta segunda-feira (28) não foi fácil para a Europa. Alguns países do continente, como Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha, relataram um “apagão geral”, que deixou as localidades sem luz, energia e conexão à internet. A causa ainda é desconhecida, mas de acordo com o ministro Adjunto e da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, existem suspeitas de um ciberataque.
A falha no abastecimento da Europa começou por volta das 7h30, no horário de Brasília, e ainda não foi reestabelecida. Até o momento, não há um número exato de quantas pessoas foram afetadas, mas a falta de energia chegou a paralisar, até mesmo, semáforos, aeroportos e transportes da região. Confira no vídeo:
O Ministério da Saúde da Espanha afirmou estar em contato com as autoridades para “avaliar o escopo do apagão generalizado”, e completou que “os hospitais têm sistemas suplementares em ação”.
A Red Eléctrica, empresa espanhola de energia elétrica, disse que está buscando soluções e planos para restaurar o fornecimento. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados à solução”, afirmou a empresa.