fbpx
Compartilhe

A Apple fez um movimento silencioso para adquirir a WaveOne, startup norte-americana que desenvolve algoritmos de inteligência artificial para compressão de conteúdos de vídeo. Segundo apurou o TechCrunch, o site da WaveOne foi desativado em janeiro e vários ex-funcionários, incluindo um dos fundadores, agora trabalham nos times de aprendizado de máquina da Apple.

A gigante de tecnologia não comentou sobre a transação. No entanto, há cerca de 1 mês, o ex-vice-presidente de vendas da WaveOne, Bob Stankosh, confirmou o acordo em um post no Linkedin. “Na semana passada finalizamos a venda da empresa para a Apple. Iniciamos nossa jornada na startup percebendo que tecnologias de vídeo com foco em aprendizado de máquina/aprendizagem profunda poderiam mudar o mundo. A Apple viu esse potencial e aproveitou a oportunidade para adicioná-lo ao seu portfólio de tecnologia”, escreveu.

Fundada em 2016 por Lubomir Bourdev e Oren Rippel, a WaveOne desenvolveu um algoritmo com “consciência de conteúdo” para compressão e descompressão de vídeos. A solução pode ser executada nos aceleradores de IA embutidos em muitos telefones e em um número crescente de PCs. Os empreendedores são ex-executivos do Facebook, onde trabalharam à frente das pesquisas de inteligência artificial e machine learning.

Antes da aquisição da Apple, a WaveOne atraiu US$ 9 milhões em investimento de fundos como Khosla Ventures, Vela Partners, Incubate Fund, Omega Venture Partners e Blue Ivy.

“O que a Apple quer com um codec de vídeo alimentado por IA? A resposta óbvia é um streaming mais eficiente. Mesmo pequenas melhorias na compactação de vídeo podem economizar nos custos de largura de banda ou permitir que serviços como o Apple TV+ forneçam resoluções e taxas de quadros mais altas, dependendo do tipo de conteúdo transmitido”, destaca a reportagem do TechCrunch.

LEIA MAIS