Lá Fora

Às vésperas de grande anúncio, Tesla perde executivos-chave

Head de programas veiculares Daniel Ho foi para a concorrente Waymo e é 2ª baixa em menos de uma semana

Tesla
Tesla. Foto: Canva

Os entusiastas da Tesla estão empolgados para o grande anúncio que a montadora de Elon Musk deve fazer na próxima quinta (10), mostrando o futuro de seus carros autônomos – chamados “Robotaxis”. Contudo, poucos dias antes do grande evento, a montadora perde um de seus executivos-chave para a concorrência. O engenheiro Daniel Ho, ex-head de programas veiculares da Tesla, agora está na Waymo.

“Estou animado em anunciar que entrei para a Waymo como Diretor de Programas. Estou honrado em contribuir para nossa missão, desenvolver o trabalho incrível que a equipe fez até agora e ajudar a acelerar a tecnologia de veículos autônomos!”, destacou Daniel em seu perfil no LinkedIn.

Daniel é veterano na Tesla, com mais de 10 anos de carreira na montador, e à frente de projetos importantes na companhia, como o do Model 3 e Model Y. Em 2022, Ho foi promovido a Diretor de Programas de Veículos e Lançamentos de Novos Veículos, supervisionando todos os gerentes de programa e se reportando diretamente ao CEO Elon Musk.

“Durante minha gestão, entregamos e aceleramos o Model Y e o Cybertruck, inauguramos novas fábricas em Berlim e no Texas e aumentamos o volume geral de produção de 0,5 milhão para 1,85 milhão de carros por ano, ao mesmo tempo em que estabelecemos bases para o futuro programa do Robotaxi”, afirmou Daniel em seu LinkedIn.

A saída de Daniel Ho é a segunda baixa na Tesla em menos de uma semana antes do evento de anúncio do Robotaxi. Nagesh Saldi, CIO da companhia desde 2018 e integrante da montadora desde 2012, deixou a companhia na última sexta (04), conforme reportou a Bloomberg.

Em 2024, várias saídas de executivos ocorreram desde que Musk anunciou cortes, chegando a 10% de sua equipe. Em maio, o chefe de lançamentos de produtos da Tesla, Rich Otto, renunciou à empresa após sete anos. A saída de Otto coincidiu com a renúncia da diretora sênior de infraestrutura, Rebecca Tinucci, e do VP sênior de engenharia de trem de força e energia, Drew Baglino.

Entretanto, a companhia agora aposta no crescimento de suas entregas de novos veículos aos consumidores e em seu grande anúncio de carros autônomos para reativar sua valorização no mercado, dado que 2024 não tem sido o melhor dos anos. As ações da Tesla caíram cerca de 6% nos últimos 12 meses devido à fraqueza da demanda em todo o setor e à concorrência de veículos elétricos de menor preço.

A receita da Tesla cresceu a uma taxa média de 41,16% ao ano nos últimos 5 anos. A meta de preço média de 1 ano dos analistas é de US$ 226,86, representando uma queda esperada de 8,53% em 2025 – atualmente, ações da empresa estão avaliadas em US$ 240,83 cada.