O investidor de venture capital Ben Horowitz, co-fundador da gestora Andreesen Horowitz, anunciou nesta sexta-feira (4) que fará uma “doação significativa” à campanha de Kamala Harris. Em uma publicação no X, o investidor disse que ele e sua esposa conhecem a candidata democrata há mais de 10 anos e que a doação será feita “em nome da amizade” de longa data. O valor da doação não foi informado.
A notícia pegou muita gente de surpresa, principalmente porque Ben Horowitz e Marc Andreessen haviam tornado público no meio do ano seu apoio a Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos.
Na ocasião, o investidor citou uma ordem executiva da atual administração Biden-Harris que regulamenta o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial. Para Ben, esse tipo de regulação poderia atrapalhar os avanços tecnológicos nessa área por parte de pequenas empresas e startups.
Em julho, quando o investidor manifestou seu apoio a Trump, porém, o presidente Joe Biden ainda era o candidato democrata. Agora, com Kamala Harris como candidata – e à frente de Trump nas pesquisas –, Ben Horowitz mudou de lado.
Leia também: Mais de 800 VCs e fundadores se unem para apoiar Kamala Harris
Segundo o investidor, a Andreesen Horowitz não endossou Kamala oficialmente porque a candidata democrata ainda não forneceu uma plataforma detalhada de política tecnológica. Ele reiterou ainda sua frustração com as políticas “excepcionalmente destrutivas” da administração Biden nessa área.
“Embora eu tenha tido várias conversas com a vice-presidente Harris e sua equipe sobre suas prováveis políticas tecnológicas e esteja encorajado por minha crença nela, eles ainda não declararam qual será sua política tecnológica, então a empresa não atualizará sua posição em nesse sentido”, disse ele.