A Rapido, uma das maiores plataformas de bike-taxi da Índia, acaba de receber US$ 120 milhões em sua nova rodada de investimentos. Com o aporte série E, liderado pela WestBridge Capital, a startup alcançou o valuation de US$ 1 bilhão, tornando-se o mais novo unicórnio indiano.
No mercado há oito anos, a Rapido surgiu como uma desafiante ao duopólio de longa data da Uber e da Ola no país, oferecendo uma alternativa de carona com seus veículos de duas rodas. O modelo permitiu que a startup superasse os desafios que impediam o crescimento dos serviços de táxi na Índia, fomentando o uso de scooters e motocicletas para serviços de mobilidade urbana no país.
Em seu site, a Rapido diz atuar em mais de 100 cidades, com mais de 25 milhões de downloads de seu aplicativo. “A Rapido está aqui para revolucionar as viagens intra-cidades, pois trazemos a você conforto e conveniência redefinidos com nosso modelo de serviço disruptivo”, afirma a empresa.
Segundo o TechCrunch, a startup já levantou cerca de US$ 430 milhões desde a sua fundação. Um de seus maiores parceiros é a Swiggy, plataforma indiana de food delivery que liderou a rodada anterior, em 2022, no valor de US$ 180 milhões. A Swiggy tem utilizado os bike-taxis da Rapido para atender aos seus crescentes pedidos de entrega de alimentos e, em contrapartida, a Rapido é capaz de fornecer aos seus motoristas mais oportunidades de trabalho por meio da parceria.
A Swiggy teria planos de aumentar sua participação na Rapido, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, que preferiu manter o anonimato. No entanto, isso não deve acontecer antes do IPO. A Swiggy entrou com um pedido de oferta pública inicial em abril de 2024, buscando levantar US$ 1,25 bilhão com a abertura de capital.