fbpx
Compartilhe

De passo em passo, a Apple vem confirmando os rumores de que está apostando alto em features de inteligência artificial para a próxima iteração de seu sistema operacional, o iOS 18. O mais recente passo é a aquisição da startup francesa Datakalab, especializada em sistemas de compressão e visão computacional baseados em IA.

Segundo informações da revista francesa Challenges, o negócio já foi fechado meses atrás, mas foi mantido em sigilo desde então. As duas empresas não confirmaram o negócio, mas de acordo com a publicação francesa, a compra foi registrada junto à Comissão Europeia agora em abril. Contudo, o valor da transação não foi divulgado.

Os dois fundadores do Datakalab, os irmãos Xavier e Lucas Fischer, não ingressaram na Apple, mas vários outros funcionários foram absorvidos pela companhia. A startup francesa também detinha várias patentes relacionadas à compressão de IA e tecnologias de visão computacional.

Conforme destaca a própria Datakalab em seu agora desativado site, a empresa é especializada em “algoritmos de deep learning com baixo consumo, eficiência operacional e que rodam em dispositivos”. Lendo a descrição, não é difícil ligar os pontos e ver como as tecnologias da startup francesa podem ajudar o mais recente gadget da Apple, o Vision Pro.

A aquisição ocorre no momento em que se espera que a Apple apresente um conjunto de recursos de IA para o iOS 18, que deve ser anunciado no segundo semestre. Quanto ao Vision Pro, a avançada tecnologia de reconhecimento facial da empresa também pode contribuir para coisas como fotos e identificação facial.

O negócio com a Datakalab não é o primeiro que a Apple faz na frente de compressão de vídeos utilizando IA. No ano passado, a companhia de Tim Cook fez um movimento silencioso para adquirir a WaveOne, startup norte-americana que desenvolve algoritmos de inteligência artificial para compressão de conteúdos de vídeo, de olho em otimizar seu serviço de streaming Apple TV+.

Antes da aquisição da Apple, a WaveOne atraiu US$ 9 milhões em investimento de fundos como Khosla Ventures, Vela Partners, Incubate Fund, Omega Venture Partners e Blue Ivy.

LEIA MAIS