Na disputa acirrada das ferramentas de produtividade, em maio a concorrentes como Notion, ClickUp e outras, o Dropbox recorreu à tendência do momento para reforçar sua solução: a inteligência artificial. Para isso, a companhia anunciou a aquisição da startup Reclaim.ai, responsável por uma ferramenta de agendamento baseada em IA.
Com o negócio, cujo valor não foi aberto, a Dropbox traz para dentro de sua operação uma startup com cinco anos de mercado, cerca de 43 mil empresas clientes e mais de 320 mil usuários. Desde a sua fundação, a Reclaim levantou US$ 9,5 milhões em aportes, com investidores conhecidos como a Index Ventures e outro player conhecido de softwares de agendamento – a Calendly.
Em um vídeo postado no X, os fundadores da Reclaim.ai disseram que toda a sua equipe de 22 pessoas está se juntando ao Dropbox. Apesar de agora estar sob o guarda-chuva da Dropbox, a Reclaim também frisou que a marca continuará ativa, operando em paralelo à da companhia-mãe.
“A missão do Dropbox é ‘projetar uma maneira mais avançada de trabalhar’ – uma meta que compartilhamos desde que a Reclaim começou em 2019. Ao unir forças, podemos apoiar essa missão e ajudar milhões de pessoas a reservar tempo para o que importa, bem como explorar novas maneiras pelas quais a IA pode ajudar a melhorar a maneira como trabalhamos”, escreveu a Reclaim.ai no post.
O movimento do Dropbox vem no rastro do que outras companhias especializadas em soluções de produtividade estão fazendo. Nos últimos tempos, elas têm buscado cada vez mais integrar ferramentas de gerenciamento de calendário e agendamento com suas soluções.
No início deste ano, a Tiger Global e a ClickUp, empresa investida da a16z, adquiriram a startup de calendário Hypercal, com planos de lançar recursos de agendamento. Enquanto isso, em janeiro, a Notion lançou seu novo produto de calendário, baseado no Cron, que adquiriu em 2022.
No início deste mês, o Dropbox divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2024, relatando US$ 634,5 milhões em receita, um aumento de 1,9% ano a ano, e 18,22 milhões de usuários pagantes, ante 18,04 milhões no ano passado.