fbpx
Compartilhe

Por essa poucos esperavam: depois de meses de animosidade, incluindo trocas de farpas entre seus CEOs, as exchanges de cripto Binance e FTX devem se “casar”. Pois é, em uma reviravolta surpreendente, a Binance anunciou nesta terça (8) que pretende adquirir a FTX, em um negócio cujos termos ainda não foram divulgados.

A revelação veio após uma escalada na troca de provocações entre o fundador da Binance, Changpeng Zhao (mais conhecido como CZ) e o líder da FTX, Sam Bankman-Fried. Segundo CZ, a Binance resolveu fazer a fusão após um “chamado de socorro” feito pela corretora rival.

“A FTX pediu nosso auxílio. Eles enfrentam um problema de liquidez significativo. Para proteger os usuários, assinamos uma carta de intenção não vinculativa, com a intenção de adquirir totalmente a FTX e ajudar a cobrir a crise de liquidez. Faremos um due dilligence completo nos próximos dias”, disse CZ em um post no seu perfil do Twitter.

De mal a pior

Na visão de Bankman-Fried, o negócio com a Binance resolverá os problemas de liquidez da FTX, cujo token nativo FTT só caiu durante os últimos meses – e despencou nas últimas semanas. Depois de perder mais de 30% do valor, a empresa chegou a travar temporariamente os saques de clientes para evitar mais prejuízos.

O melhor de tudo? Segundo analistas, a guerra travada pelas empresas nas redes sociais pode ter efeito sobre isso. Um dos principais gatilhos para a derrocada da FTX veio da própria Binance, que anunciou na última semana que iria liquidar todos os tokens FTT que ainda possuía.

Essa manobra fez com que os tokens FTT chegassem a cair de US$ 25 para menos de US$ 15. Segundo especialistas da área de cripto, a jogada da Binance “desidratou” a FTX e possibilitou a compra da corretora rival.

“Então, só para ficar claro… O CEO da Binance levanta dúvidas sobre a saúde financeira da FTX, causando pânico nos investidores em torno da FTX, levando uma tonelada de investidores a transferir seus fundos, apenas para então… comprar a empresa imediatamente?”, afirmou o analista de cripto da CNBC, Ryan Browne, em um tweet.

E tem mais: com o anúncio da compra, parece que agora CZ e Bankman-Fried viraram ótimos amigos. Em resposta ao anúncio do CEO da Binance, o líder da FTX se pronunciou nas redes sociais, agradecendo pela oferta e afirmando que a decisão foi uma “evolução centrada no usuário e que beneficia toda a indústria”.

CZ fez e continuará a fazer um trabalho incrível de construir o ecossistema global de criptomoedas e criar um mundo econômico mais livre”, disse Bankman-Fried em um tweet.

Segundo diversos analistas do mercado, a guerra travada por Bankman-Fried e CZ durante 2022 teve um grande impacto sobre a crise sofrida pelo cenário cripto este ano. Agora resta saber se este casamento pode trazer a paz que o mercado deseja.

LEIA MAIS