Lá Fora

Fundador do Spotify cria nova startup para atacar mercado da saúde

Daniel Ek fundou a Neko Health, que desenvolveu uma solução para mudar o jogo dos exames preventivos

Neko Health
Neko Health. Crédito: Canva.

O empreendedor sueco Daniel Ek fez sua fama e fortuna com o Spotify, empresa que fundou em 2006 e hoje é uma gigante do mercado da música digital. Agora, o executivo está com uma nova startup, pronto para atacar um mercado totalmente novo, mas com um potencial econômico bem maior: o da saúde.

Segundo reportou o site europeu Sifted, Ek está lançando a Neko Health, empresa que desenvolveu uma tecnologia avançada de scans físicos e que são capazes de detectar doenças aliando sua tecnologia de imagem a análises via inteligência artificial.

De acordo com os cofundadores da companhia – Ek e Hjalmar Nilsonne – o produto da Neko é resultado de 4 anos de desenvolvimento e promete transformar o mercado de exames preventivos. Segundo o veículo europeu, os dois investiram mais de € 6 milhões no negócio, parte vinda da firma de investimentos Prima Matéria, onde Ek é um dos sócios.

A Neko Health abriu uma nova clínica de saúde em Estocolmo, onde serão realizados os tratamentos não invasivos, que levarão cerca de 15 minutos, seguidos de uma consulta médica.

Por uma taxa de paciente de € 150, esses exames coletarão mais de 50 milhões de pontos de dados sobre a pele, coração, vasos, respiração, inflamação e muito mais. A tecnologia da Neko é baseada em IA e, portanto, a empresa espera que sua capacidade de diagnóstico melhore com o tempo.

“A detecção precoce e a prevenção de doenças graves significariam que podemos evitar tanto o sofrimento humano quanto os altos custos sociais que as doenças graves acarretam. Com nossa tecnologia e IA, esse futuro agora é uma possibilidade. Isso pode ser a base para toda uma nova era na área da saúde”, diz Hjalmar Nilsonne.

Para sustentar seus planos futuros, a companhia chegou a fazer uma nova rodada de captação no fim do ano passado, onde levantou mais € 4,5 milhões.

Por enquanto, parece que a estratégia da Neko ainda é limitada ao mercado sueco, tanto que o site da companhia só está na linguagem do país. Entretanto, dada a fama de Ek, muitos olhos de fora já devem estar observando como essa empreitada vai evoluir – e nós também.