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A norte-americana Perplexity.ai se tornou rapidamente um dos nomes mais quentes do hype da inteligência artificial. Engatilhando diversas rodadas uma atrás da outra, a criadora de um motor de buscas baseado em IA (inclusive recebendo a alcunha de “Google killer”), a startup está levantando a sua maior rodada até agora: US$ 250 milhões.

A captação ainda em andamento renderá um valuation de US$ 2,5 bilhões a US$ 3 bilhões para a startup, e vem numa sequência de cheques que a companhia embolsou nas últimas semanas. No começo de março, ela levantou silenciosamente uma rodada de US$ 63 milhões, mas que subiu o valuation da empresa para US$ 1 bilhão.

O CEO da empresa, Aravind Srinivas, confirmou a rodada nesta terça (23) em um post no seu perfil do X, destacando que o aporte foi liderado pelo investidor Daniel Gross (cofundador da Cue e ex-líder de IA na Apple), com participação de outros nomes conhecidos como NVIDIA, Jeff Bezos, Garry Tan (Y Combinator), Dylan Field (CEO da Figma) entre outros.

A outra rodada foi no começo do ano, em que a Perplexity levantou US$ 74 milhões a um valuation de US$ 540 milhões, subindo cerca de US$ 121 milhões desde a sua rodada anterior, feita em abril do ano passado.

Entretanto, segundo apurou o TechCrunch, a Perplexity não deve parar por aí, e está preparando uma rodada de US$ 250 milhões para capitalizar em cima da atenção que está chamando em meio ao buzz da inteligência artificial.

Segundo fontes, os fundos NEA e IVP, ambos investidores da empresa em outras rodadas, têm interesse em entrar no novo aporte. “Eles estão crescendo muito rapidamente”, disse um sócio de um investidor existente à publicação. “Sim, vamos tentar participar”, completou.

A tecnologia da Perplexity

O motivo do burburinho em torno da Perplexity é o seu mecanismo de pesquisa generativo baseado em IA, que fornece resultados usando uma interface estilo chatbot, mas sem se prender a um único modelo, como a Microsoft, que usa o ChatGPT para o Bing, ou o Google, que está fazendo um grande esforço para melhorar os resultados de pesquisa com o Gemini LLM. Por sua vez, a Perplexity está construindo seus algoritmos incorporando uma variedade de LLMs, com a premissa de entregar melhores resultados.

Além de seu produto para buscas de consumidor final, a Perplexity também está de olho no mercado enterprise, desenvolvendo um produto “pro” para competir com ferramentas como o Microsoft Copilot. Até agora, a empresa processou 75 milhões de consultas este ano e atualmente está com ARR de US$ 20 milhões, segundo a Bloomberg.

“Perplexity Enterprise Pro também é a única oferta enterprise de IA que oferece todos os modelos básicos de ponta do mercado em um único produto: OpenAI GPT-4, Anthropic Claude Opus, Mistral e muito mais por vir”, destacou o CEO Aravind em um tweet promovendo a nova oferta.

Com planos agressivos de crescimento, não é de se admirar que a Perplexity precise de caixa, já que o desenvolvimento em IA não é algo barato. Entretanto, apesar de ter apenas dois anos de mercado, a companhia já está com diversos nomes em seu captable: a lista vai de VCs como Sequoia e Bessemer, passando por empresas como NVIDIA e Databricks, até nomes como Jeff Bezos, o líder de IA na Meta Yann Lecun, Susan Wojcicki (ex-diretora do YouTube) e cofundadores da Hugging Face.

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