É melhor o Linktree tomar cuidado, pois seus dias de destaque nos perfis do Instagram podem estar contados. A Meta anunciou que está disponibilizando, a partir desta semana, um recurso nativo para usuários colocarem múltiplos links na bio de seus perfis, o que antes só era possível através de soluções externas – como o Linktree, Beacons e outros.
Conforme destacou a rede social em nota, usuários poderão adicionar até cinco links diferentes em suas bios, facilitando, por exemplo, para perfis corporativos que desejam colocar seu site ou outros links na plataforma.
Ao falar da novidade, a empresa de Mark Zuckerberg destacou que essa foi um demanda bastante pedida dos criadores de conteúdo. Entretanto, para diversos analistas, a companhia não fez nada muito além do seu trabalho, já que a demora para disponibilizar tais recursos possibilitou o crescimento de soluções alternativas.
De link em link…
Com seu simples modelo de disponibilizar páginas de links a partir do Instagram, o Linktree conseguiu se tornar um unicórnio. A companhia chegou a uma avaliação de mercado de US$ 1,3 bilhão no ano passado, depois de levantar US$ 110 milhões em uma rodada liderada pela Index Ventures e Coatue.
Na época do anúncio da rodada, o Linktree informou que já contava com mais de 24 milhões de usuários, e uma média de 40 mil novos cadastros diários. Apesar de não dar números de assinantes de seu modelo premium, a plataforma também buscou receita em outros modelos, firmando parcerias com celebridades como Selena Gomez e grandes marcas como Tik Tok e Major League Baseball.
Apesar do movimento do Instagram, resta saber se a novidade realmente servirá para atender à demandas dos usuários que desejam colocar mais de um link em suas bios, ou se o modelo de microsite com opções customizáveis criado pelo Linktree se tornou querido pelo público.