O pequeno empreendedor que fabrica o próprio produto que vende, seja em sua casa ou em um armazém, ainda sofre com a gestão do inventário de seu estoque – mesmo que a quantidade de itens não seja exorbitante. Pensando em simplificar o mapeamento e controle das vendas de pequenos empresários, chega ao mercado a Kaizntree.
A startup foi fundada em maio/23 pelos colegas de faculdade Benoît Van Keer e Marcos Brisson, em Nova York, mas não demorou muito para que se estabelecessem em Palo Alto, na Califórnia, para poderem participar do programa de aceleração da 500 Global, uma das maiores aceleradoras e investidoras do Vale do Silício, que inclusive aportou um valor não divulgado na Kaizntree.
“O primeiro ano de operação foi dedicado a testes com um protótipo open source e coleta de feedbacks de clientes. Em um ano de protótipo, gerenciamos mais de R$ 10 milhões em vendas de pequenos empreendedores americanos”, conta Benoît em conversa com o Startups. Sim, o foco são clientes nos EUA, mas os fundadores planejam levar sua tecnologia ao Brasil nos próximos dois anos.
Com o protótipo validado, os jovens partiram para o desenvolvimento da plataforma, ou melhor, o redesenho da solução, agora com IA embarcada e muito mais robusta e segura. A criação da versão final do software levou apenas três semanas.
Colocando ordem na casa
O software da Kaizntree usa IA para simplificar e otimizar a gestão de inventário de pequenos fabricantes. A plataforma permite ao empreendedor ter uma visualização clara do número de produtos produzidos e vendidos, notificando-o quando é o momento de fazer a reposição. Se antes o vendedor levava no mínimo 30 horas semanais para fazer a integração de todos os dados de seu estoque, com a tecnologia da startup esse processo é feito em menos de 30 minutos.
“O pequeno empreendedor que não faz o controle de seu estoque não consegue planejar as vendas dos próximos meses. Isso resulta geralmente no que chamamos de overstocking (quando você fabrica demais e não vende tudo) ou understocking (quando os clientes querem comprar seu produto, mas não tem quantidade suficiente no estoque)”, explica Benoît.
Questionado sobre a similaridade da plataforma com um software ERP, o fundador explica que trata-se de uma outra proposta. O foco da Kaizntree está em pequenos fabricantes, que produzem e vendem seus produtos em casa mesmo e controlam eles mesmos sua produção. Já ERPs do mercado geralmente atendem médias e grandes empresas, conectando diferentes áreas do negócio.
Antes de partir para uma estratégia mais agressiva de mercado, o fundador afirma que o movimento da Kaizntree agora é de ter certeza que o seu produto é exatamente o que o cliente quer. “Tem que ser uma coisa que ele está gostando de usar mesmo. E não ‘preciso porque não tem outra escolha’. Com essa aprovação, daí sim partiremos para o ganho de escala”, finaliza.
Ficou curioso (a) com o nome da startup? Ele vem da junção de “Kaizen”, palavra japonesa que significa melhoria contínua, e “tree”, árvore em inglês, é um símbolo de crescimento. Por isso, Kaizntree deriva da missão de capacitar os empresários para o crescimento dos seus negócios.