*A cobertura especial do Startups na London Tech Week tem apoio da Primefy
No segundo dia da London Tech Week, maior evento de inovação do Reino Unido, vários participantes abordaram a necessidade do aprendizado contínuo e resiliência para desenvolvedores de novos produtos.
Durante sua participação, TS Anil, CEO do banco britânico digital Monzo, que conta com mais de 8 milhões de clientes, afirmou que muitas inovações promovidas pela fintech surgiram através do contato com os usuários.
“Nós sempre aprendemos com nossos clientes. Acho que há sempre um objetivo, que é o que é ideal para o cliente. É o seu cliente. Eles costumavam ser os geeks, você sabe. Entre os membros da comunidade, acho que a cada ano que trabalhamos com a Monzo, uma das coisas de que precisamos é melhorar ainda mais”, disse.
Com mais de 25 anos de experiência em bancos de varejo e no desenvolvimento de tecnologias de pagamento inovadoras e na transição de negócios existentes para novas oportunidades de crescimento, Anil disse que em torno de 45% de seus clientes são investidores iniciantes, atraídos pelo modelo de negócio com o qual se identificam.
A prioridade da Monzo nos próximos anos, disse, é captar centenas de milhões de clientes de varejo e empresariais, crescer ainda mais sua participação no setor bancário do Reino Unido e expandir nos EUA e na Europa. “Apenas começamos”, desafiou.
É preciso paciência
No painel “The Nuts & Bolts of Building a Business (algo como “Os aspectos práticos de se construir um negócio”), os palestrantes enfatizaram que empreendedores devem delegar e ter paciência em momentos de dificuldade.
Gerard Grech, Managing Director da Founders at the University of Cambridge, uma iniciativa voltada para a aceleração da formação e ampliação de novas empresas de tecnologia, disse: “Não procure co-fundadores. Delegue mais para as pessoas que trabalham com você”. Grech tem vasta experiência com empresas de tecnologia de crescimento rápido, tendo apoiado mais de 1.300 empresas, incluindo 42 unicórnios, durante seu tempo como executivo-chefe da Tech Nation.
A Universidade de Cambridge e seu ecossistema formam o centro de unicórnios científicos de melhor desempenho da Europa e está em terceiro lugar no ranking global de produção de inovação tecnológica. Grech lembrou que “quando você está apaixonado por uma ideia, se torna obsessivo”, mas “para criar um produto novo e disruptivo, é preciso resiliência”.
Para Tom Bohills, fundador e diretor da Founders Law, que atende o setor de tecnologia regulatória e financeira em expansão em Londres, é preciso entender que, por mais que você tenha uma boa ideia, você não terá todas as respostas. “Você simplesmente não pode fazer tudo e seu conhecimento prévio é apenas parcialmente importante”, apontou.
*Vandson Lima, especial para o Startups