
O ano de 2025 não foi fácil para as captações, mas mais uma vez a startup sueca de vibe coding Lovable mostra que, para as queridinhas do mercado, há sempre capital disponível. A empresa anunciou nesta quinta-feira (18) que levantou uma nova rodada de US$ 330 milhões, elevando seu valuation para US$ 6,6 bilhões – e triplicando seu valor de mercado em apenas cinco meses.
A Série B foi liderada pelo fundo de venture capital CapitalG, financiado pelo Google, e pelo fundo Anthology da Menlo Ventures, criado em parceria com a Anthropic.
O aporte contou ainda com participação de NVentures (da Nvidia), Salesforce Ventures, Databricks Ventures, T.Capital (da Deutsche Telekom), Atlassian Ventures e HubSpot Ventures. Também participaram os fundos Khosla Ventures, DST Global, EQT Growth, Kinship Ventures e investidores que já haviam participado anteriormente: Accel, Creandum e Evantic, entre outros.
A rodada foi levantada apenas alguns meses depois Série A de US$ 200 milhões, liderada pela Accel. Na ocasião, o investimento avaliou a empresa em US$ 1,8 bilhão, apenas oito meses após seu lançamento, e elevou a Lovable ao patamar de unicórnio.
Com sede em Estocolmo, a Loveble foi lançada em 2024 por Anton Osika (CEO) e Fabian Hedin (CTO). A startup oferece uma plataforma que permite criar sites e aplicativos de forma rápida e intuitiva, mesmo sem conhecimento técnico, utilizando processamento de linguagem neural.
Por meio de nota, a Lovable informou que o novo capital será usado para impulsionar o que chama de “era do builder”, em que pessoas antes dependentes de equipes de engenharia passam a construir produtos completos por conta própria.
Os recursos serão direcionados principalmente para aprofundar integrações com ferramentas como Notion, Jira, Linear e Miro, ampliar funcionalidades de colaboração e governança voltadas a equipes corporativas e fortalecer a infraestrutura necessária para levar produtos do protótipo à produção, incluindo hospedagem, bancos de dados, autenticação e pagamentos integrados.
“A Lovable construiu algo raro: um produto que tanto fundadores quanto grandes empresas realmente amam. A demanda que vemos de companhias da Fortune 500 sinaliza uma transformação profunda na forma como o software é construído”, afirmou Laela Sturdy, managing partner da CapitalG.
Já Matt Murphy, sócio da Menlo Ventures, destacou que a startup conseguiu transformar um mercado latente de dezenas de milhões de pessoas em criadores e desenvolvedores ativos. “Nós gostamos de empresas que criam categorias, como nossos investimentos iniciais anteriores em Uber e Anthropic — companhias com potencial para se tornarem enormes. A Lovable está mostrando exatamente essa trajetória”, disse.
Em rápido crescimento, a companhia alcançou a marca de US$ 100 milhões em receita anual recorrente em oito meses e, quatro meses depois, dobrou esse valor, ultrapassando US$ 200 milhões. Entre seus clientes estão grandes players como Klarna, Uber e Zendesk. Segundo a empresa, mais de 100 mil novos projetos são criados em sua plataforma todos os dias, e mais de 25 milhões de projetos foram criados em seu primeiro ano.
A Lovable é o 9º unicórnio europeu de 2025, segundo o Sifted. A startup já vinha ganhando destaque no mercado e, em junho, liderou o ranking B2B SaaS Rising 100 da publicação, que reconhece empresas de software avaliadas em US$ 1 bilhão.