A Pony.ai, startup chinesa de robotaxis, anunciou nesta quarta-feira (27) que levantou US$ 260 milhões em sua oferta pública inicial (IPO) nos Estados Unidos, alcançando um valuation de US$ 4,55 bilhões. A estreia ocorre em um momento de intensa competição entre China e Estados Unidos pela liderança na corrida pelos carros autônomos, com a iminência de uma guerra comercial entre os dois países.
Fundada em 2016 no Vale do Silício, a Pony.ai se tornou rapidamente uma referência global em mobilidade autônoma, pioneira na operação de serviços de robotaxi, robotruck e Veículos de Propriedade Pessoal (POV). A startup foi criada por James Peng (CEO), que trabalhou no Google e Baidu por 11 anos, e Tiancheng Lou (CTO), que começou sua carreira no GoogleX.
Com mais de 35 milhões de quilômetros dirigidos autonomamente em várias regiões, a empresa é a primeira a operar veículos totalmente autônomos em cidades como Pequim, Guangzhou, Xangai e Shenzhen. A empresa tem operações nos Estados Unidos e na China, e está ampliando sua presença global. Atualmente, possui parcerias estratégicas em mercados como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul e Luxemburgo.
Em outubro de 2023, a Pony.ai recebeu um investimento de US$ 100 milhões do fundo NEOM, da Arábia Saudita, que também anunciou uma joint venture com a startup para desenvolver soluções autônomas na região MENA (Médio Oriente e Norte da África). No mesmo ano, a empresa firmou uma parceria com a Toyota Motors para avançar na produção em larga escala de robotaxis sem motorista.
Na China, a Pony.ai obteve, em 2024, a aprovação para testar veículos autônomos em rodovias expressas de Guangzhou e em trajetos importantes, como entre a Estação Sul de Pequim e o distrito de Yizhuang. Nos Estados Unidos, a empresa segue testando suas tecnologias no Vale do Silício, focando em soluções avançadas para direção autônoma e sistemas ADAS.
As ações da companhia serão negociadas na bolsa de Nasdaq. Apesar de o IPO ter sido realizado no topo da faixa-alvo, o valuation da companhia diminuiu em relação aos US$ 8,5 bilhões alcançados há dois anos.