Para o mercado de plataformas de inteligência artificial, em alta desde o boom da OpenAI e seu ChatGPT, o cenário de megarodadas ainda existe. É o que mostra a Character.AI, startup especializada em chatbots inteligentes que levantou US$ 150 milhões em uma rodada liderada pela poderosa Andreesen Horowitz (a16z).
O aporte coloca a Character.AI como o mais novo unicórnio do segmento, avaliada em US$ 1 bilhão, e é o primeiro passo para planos maiores. Segundo reportou a Reuters, a empresa já está em conversas com provedores de nuvens para possíveis investimentos e parcerias estratégias. Um detalhe: até o momento, a Character.AI não acumula receita.
Desde o seu lançamento há 6 meses, com o dinheiro de nomes conhecidos como Nat Friedman, CEO do GitHub, a Character.AI permite que usuários criem assistentes de IA customizáveis, com personalidade e valores específicos. Apesar de ainda não faturar, a plataforma já tem 100 milhões de visitas mensais ao site (conforme dados da própria empresa).
Com os novos recursos, a companhia fundada em Menlo Park se prepara para ganhar espaço em uma briga com nomes badalados como a OpenAI (investida pela Microsoft) e Anthropic (investida pelo Google). Ela está lançando um modelo que adiciona mais recursos de produtividade, incluindo redação de e-mails e assistência na preparação para testes, além de seus casos de uso atuais, como entretenimento, dramatização e suporte emocional.
Segundo especialistas, a startup tem uma trajetória semelhante ao ChatGPT, que estabeleceu um recorde para o base de usuários de crescimento mais rápido quando atingiu 100 milhões de usuários mensais em dois meses. Com a popularidade e o impacto da sua solução, não demorou muito para os cheques aparecerem: no caso da OpenAI, a Microsoft colocou US$ 10 bilhões no negócio.
“Começamos a empresa porque queremos colocar essa tecnologia nas mãos de todos na terra. Um bilhão de pessoas pode inventar um bilhão de casos de uso”, disse Noam Shazeer, CEO da Character.AI, que fundou a companhia ao lado de Daniel de Freitas. Antes de empreender, os dois eram pesquisadores do Google.
Embora não esteja gerando nenhuma receita, a Character. AI planeja lançar uma assinatura paga “em um futuro não distante”, mantendo a versão gratuita atual disponível, disse o CEO, que não descartou um modelo patrocinado por anúncios.