Lá Fora

SoftBank planeja investir na OpenAI, após sucesso de IPO da Arm

Masayoshi Son também estaria interessado em possível compra da Graphcore, fabricante britânica de chips de IA

SoftBank
SoftBank. Crédito: divulgação

O SoftBank pode se tornar o mais novo player no mercado de inteligência artificial. Isso porque o CEO e fundador do banco de investimento japonês, Masayoshi Son, se rendeu aos encantos do ChatGPT e se prepara para aportar muitos milhões de dólares em iniciativas de IA, incluindo um potencial investimento na OpenAI.

Segundo reportou o Financial Times, o interesse de Masayoshi pela IA se deu na esteira do sucesso do IPO da fabricante britânica de chips Arm, na qual o SoftBank detém uma participação de 90,6%. 

Em sua estreia na Nasdaq na última quinta-feira (14), as ações da Arm encerraram o dia em US$ 63,59, resultando em um valuation de US$ 65 bilhões. O IPO não só fortaleceu a posição financeira do SoftBank, mas também liberou recursos para a empresa explorar novos caminhos de crescimento.

Uma parceria estratégica com a OpenAI poderia abrir portas à inovação colaborativa e aos avanços nas tecnologias de IA. Já a empresa por trás do ChatGPT, com o apoio do SoftBank, poderia acelerar seus esforços de pesquisa e desenvolvimento, criando modelos e aplicações de IA ainda mais avançados. 

E não é só a OpenAI que está na mira do SoftBank. Ainda de acordo com o jornal britânico, o conglomerado japonês também considera uma abordagem preliminar para adquirir a Graphcore, fabricante de chips de IA com sede no Reino Unido especializada na criação de unidades de processamento poderosas projetadas para cargas de trabalho de IA.