O SoftBank pode se tornar o mais novo player no mercado de inteligência artificial. Isso porque o CEO e fundador do banco de investimento japonês, Masayoshi Son, se rendeu aos encantos do ChatGPT e se prepara para aportar muitos milhões de dólares em iniciativas de IA, incluindo um potencial investimento na OpenAI.
Segundo reportou o Financial Times, o interesse de Masayoshi pela IA se deu na esteira do sucesso do IPO da fabricante britânica de chips Arm, na qual o SoftBank detém uma participação de 90,6%.
Em sua estreia na Nasdaq na última quinta-feira (14), as ações da Arm encerraram o dia em US$ 63,59, resultando em um valuation de US$ 65 bilhões. O IPO não só fortaleceu a posição financeira do SoftBank, mas também liberou recursos para a empresa explorar novos caminhos de crescimento.
Uma parceria estratégica com a OpenAI poderia abrir portas à inovação colaborativa e aos avanços nas tecnologias de IA. Já a empresa por trás do ChatGPT, com o apoio do SoftBank, poderia acelerar seus esforços de pesquisa e desenvolvimento, criando modelos e aplicações de IA ainda mais avançados.
E não é só a OpenAI que está na mira do SoftBank. Ainda de acordo com o jornal britânico, o conglomerado japonês também considera uma abordagem preliminar para adquirir a Graphcore, fabricante de chips de IA com sede no Reino Unido especializada na criação de unidades de processamento poderosas projetadas para cargas de trabalho de IA.