
Já que investiu alto para conquistar audiência para os seus podcasts, nada mais justo do que encontrar alternativas para obter retorno. E alternativa é o que o Spotify encontrou ao anunciar uma parceria inédita com a Netflix, levando seus podcasts em vídeo para a plataforma de Reed Hastings.
Segundo destacou o TechCrunch, na parceria o Spotify disponibilizará na Netflix uma seleção de títulos de sua divisão própria – Spotify Studios – com programas esportivos, de cultura, lifestyle e trucrime. De acordo com a empresa sueca, o acordo pode ser expandido ao longo do tempo, com mais podcasts de outros estúdios sendo levados aos 300 milhões de assinantes da Netflix.
“Essa parceria marca um novo capítulo para o podcasting”, afirmou Roman Wasenmüller, VP e head global de podcasts do Spotify. “Juntos com a Netflix, estamos ampliando o alcance dos criadores, ajudando-os a conquistar novas audiências e oferecendo aos fãs a chance de descobrir histórias que nunca esperavam encontrar”.
A aposta reforça a guinada da empresa rumo ao vídeo, iniciada em 2023, após uma reestruturação interna que incluiu cortes e a saída de Dawn Ostroff, executiva que havia liderado a ofensiva da companhia em podcasts. Sob sua gestão, o Spotify investiu bilhões de dólares na compra de estúdios como Parcast, The Ringer e Gimlet Media e em contratos exclusivos com nomes como Joe Rogan e Alex Cooper, que já expiraram.
Apesar do investimento pesado, a divisão de podcasts não trouxe o retorno esperado, levando a empresa a redesenhar sua estratégia. As ações do Spotify caíram após a divulgação de seus últimos resultados em julho, já que as receitas provenientes de anúncios diminuíram, apesar do crescimento na base de usuários e assinantes.
Agora, o foco está em um formato com maior apelo entre a geração Z, de olho em um potencial publicitário mais lucrativo. De acordo com dados da própria companhia, o Spotify já abriga mais de 430 mil podcasts em vídeo, e nos últimos 12 meses o consumo desses conteúdos cresce 20 vezes mais rápido do que o de podcasts somente de aúdio.
Mais de 350 milhões de usuários (cerca de metade da base total de usuários ativos do Spotify) já assistiram a vídeos na plataforma, um aumento de 65% em relação ao ano anterior.