Lá Fora

Stargate: Data center da OpenAI ganha reforço de 4,5GW com Oracle

Enquanto isso, ONU pede a empresas de tecnologia que abasteçam data centers com 100% de energia renovável até 2030

Leitura: 3 Minutos
Obras do Stargate em Abilene, no Texas | Foto: Divulgação/OpenAI
Obras do Stargate em Abilene, no Texas | Foto: Divulgação/OpenAI

A OpenAI anunciou nesta terça-feira (22) uma parceria com a Oracle para expandir em 4,5 gigawatts (GW) a capacidade do seu mega data center Stargate, que está sendo construído em Abilene, no Texas. Esse avanço representa um marco importante no projeto, que visa investir até US$  500 bilhões em infraestrutura de inteligência artificial, com a meta de alcançar 10 GW até 2029. A iniciativa, anunciada inicialmente em janeiro na Casa Branca, é resultado de um consórcio que envolve OpenAI, Oracle, Microsoft e SoftBank, além do fundo MGX.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que as empresas de tecnologia abasteçam a construção de data centers com 100% de energia renovável até 2030, mesmo com a indústria recorrendo a usinas de gás e carvão para atender à crescente demanda por energia.

A questão energética tem sido tratada como “emergencial” pelo governo de Donald Trump, considerando a demanda necessária para que os data centers abasteçam a IA e permitam às empresas americanas competir com a indústria chinesa. Na quarta-feira, é esperado que o presidente dos EUA revele seu novo Plano de Ação para IA, que deverá conter uma série de medidas executivas destinadas a flexibilizar as restrições ao uso da terra e à produção de energia, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da IA no país.

Em maio, a Oracle havia anunciado a compra de cerca de 400 mil chips GB200 da Nvidia, em um investimento de aproximadamente US$ 40 bilhões, para alimentar o data center. Segundo a OpenAI, a Oracle começou a entregar os primeiros racks Nvidia GB200 no mês passado e já estão sendo realizados treinamentos, usando essa capacidade para expandir os limites da pesquisa de ponta de próxima geração da OpenAI.

Além do impacto tecnológico, espera-se que a construção e operação da nova capacidade de 4.5 GW gere mais de 100 mil empregos diretos e indiretos nos EUA, entre funções em construção, técnicos e suporte local.

“Stargate é um empreendimento ambicioso, projetado para aproveitar a oportunidade histórica que temos pela frente. Essa oportunidade agora está se concretizando com o forte apoio de parceiros, governos e investidores em todo o mundo — incluindo a importante liderança da Casa Branca, que reconheceu o papel crucial que a infraestrutura de IA desempenhará para impulsionar a inovação, o crescimento econômico e a competitividade nacional”, disse a OpenAI por meio de nota.