Lá Fora

Startup de IA para robôs levanta rodada Seed de US$ 105M

Investimento na Genesis AI foi co-liderado pela Eclipse Ventures e a Khosla Ventures. Startup desenvolve dados sintéticos para treinar robôs

Leitura: 2 Minutos
Fundadores da Genesis AI: Zhou Xian e Théophile Gervet | Foto: Divulgação
Fundadores da Genesis AI: Zhou Xian e Théophile Gervet | Foto: Divulgação

Uma rodada Seed de US$ 105 milhões? É isso mesmo. Esse foi o valor levantado pela startup Genesis AI, fundada apenas em dezembro do ano passado, e que quer construir um modelo fundacional para alimentar todos os tipos de robôs. O investimento foi co-liderado pela Eclipse Ventures e a Khosla Ventures, segundo apurou o TechCrunch.

As startups de IA têm chamado a atenção por captar boa parte dos recursos do venture capital nos Estados Unidos, especialmente em rodadas late-stage. No caso da Genesis AI, porém, chama a atenção o valor do aporte para uma rodada Seed, de uma startup fundada há menos de um ano e ainda em fase de desenvolvimento da tecnologia.

Parte dos motivos para a captação de um investimento desse porte está no histórico dos fundadores. A Genesis AI foi criada por Zhou Xian, doutor em robótica pela Universidade Carnegie Mellon, e Théophile Gervet, ex-cientista pesquisador da francesa IA Mistral, que também tem levantado rodadas de seis dígitos.

A Genesis AI quer construir um modelo de uso geral que permitirá que robôs automatizem uma ampla gama de tarefas repetitivas, desde trabalho de laboratório até limpeza. Para isso, a startup tem apostando em dados sintéticos, que ela gera usando um mecanismo de física proprietário que é capaz de modelar com precisão o mundo físico.

Esses dados sintéticos são importantes para o treinamento desses modelos para robótica, já que simulam o mundo real, reduzindo tempo e custo envolvidos no processo.

A pesquisa e desenvolvimento da Genesis AI tem sido feita em dois escritórios, no Vale do Silício e em Paris. A startup planeja lançar seu modelo para a comunidade de robótica até o final deste ano.