O presidente eleito Donald Trump anunciou nesta terça-feira (07) que Hussain Sajwani, um empresário bilionário dos Emirados Árabes, investirá US$ 20 bilhões em data centers nos Estados Unidos, para dar suporte às tecnologias de inteligência artificial e nuvem. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na casa de Trump em Mar-a-Lago, um resort de luxo em Palm Beach, na Flórida.
Esse valor será distribuído de forma plurianual, e a primeira fase do investimento financiará data centers no Arizona, Illinois, Indiana, Louisiana, Michigan, Ohio, Oklahoma e Texas.
Ao lado de Trump na coletiva, Hussain Sajwani disse que espera “há anos” para aumentar seus investimentos nos EUA. “Estamos tentando investir US$ 20 bilhões, e [potencialmente] até mais do que isso”. O bilionário é fundador da gigante de desenvolvimento imobiliário DAMAC Properties, com sede em Dubai.
A demanda global crescente por data centers, impulsionada pela inteligência artificial, deve superar a infraestrutura computacional existente em 2025, informou a consultoria Oppenheimer, em outubro do ano passado.
“É uma honra ter um investidor como este investindo no nosso país. O investimento vai apoiar data centers gigantescos no Meio Oeste, no Cinturão do Sol. Os data centers são fator importante para o avanço da tecnologia de IA, e esse vai ser um item quente nos próximos anos”, disse Trump.
Hussain Sajwani destacou que a vertical de data centers da sua companhia opera em mais de 10 países na Ásia, Europa e Oriente Médio. “Foi uma notícia maravilhosa para mim e a minha família quando ele [Trump] foi eleito em novembro. Nós estamos esperando há anos para investir nos Estados Unidos”, afirmou.