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Você já deve ter ouvido por aí como 2022 não foi um ano legal para Elon Musk. Desde que ele anunciou a compra do Twitter e a novela que sucedeu essa decisão, o bilionário não apenas se envolveu em seguidos imbróglios, mas também sentiu no bolso: um dos homens mais ricos do mundo viu sua fortuna cair de US$ 340 bilhões para cerca de US$ 137 bilhões.

Entretanto, 2023 pode continuar trazendo más notícias para o empresário, caso ele não volte suas atenções para seu principal ativo: a montadora de carros elétricos Tesla. Na visão de analistas, Musk estaria dedicando tempo demais ao Twitter, o que pode continuar preocupando investidores da Tesla e derrubar o valor das ações.

Segundo o analista Dan Ives, do banco de investimentos Wedbush Securities, os sinais já estão aparecendo: a empresa passa por dificuldades de manufatura, o que já resultou na Tesla atrasando entregas de carros no último trimestre de 2022. Além disso, o mercado chinês, um dos principais motores da demanda da empresa, está em queda.

“Isso deixa os investidores com mais perguntas do que respostas sobre a Tesla e sua demanda global em um 2023 incerto, um forte contraste com a história feliz que Musk viu na China nos últimos anos com os (carros) Model 3/Y”, avaliou Ives.

Na divulgação do resultado do 4º trimestre feita ontem, a Tesla disse ter entregado mais de 405 mil veículos, fechando o ano com uma produção de 1,37 milhão de unidades. O número representa um recorde para a companhia, um crscimento de 40% na comparação com 1 ano atrás, mas ficou abaixo da expectativa do mercado, que era de 427 mil carros. Com o resultado abaixo do esperado, a ação da companhia caiu 8%. Hoje ela já apresenta alguma recuperação. Ao longo de 2022, as ações da Tesla perderam 70% do seu valor.

Na visão de especialistas, a distração de Musk com o Twitter e a queda na demanda dos Tesla estão criando uma “tempestade perfeita” para uma fuga de investidores, caso as coisas não mudem logo. Segundo Ives, acionistas da Tesla estão questionando se Musk está “dormindo ao volante” da montadora enquanto tenta fazer o Twitter dar certo, e estão a um relatório trimestral negativo de abandonar suas posições na montadora.

Além da questão estratégica do negócio, há também as polêmicas nas quais Musk tem se envolvido, que têm afastado consumidores que viam na Tesla não só uma montadora, mas quase um estilo de vida, uma marca aspiracional puxada pela visão e pela figura de homem de negócios bem-sucedido de Musk.

“Simplesmente, esta é uma bifurcação na estrada no próximo ano para a Tesla, que estabelecerá as bases para seu próximo capítulo de crescimento ou continuará sua queda com Musk liderando o caminho para baixo”, concluiu Ives.

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