fbpx
Compartilhe

Elon Musk já tinha comentado no começo do ano que tinha planos de entrar na corrida da inteligência artificial generativa, cuja largada foi dada com o hype do ChatGPT. Enquanto Google, Microsoft e outras empresas faziam seus movimentos, Musk preparou o lançamento que foi revelado nesta quarta (12). O bilionário anunciou a criação da xAI, empresa de IA que tem ambições bem elevadas, assim como a megalomania do executivo.

Segundo ele, o objetivo da xAI é “entender a real natureza do universo”, seja lá o que isso quer dizer. Para isso, o empresário reuniu um time de especialistas em IA, vindo de empresas e divisões que lideraram esforços na área nos últimos anos – incluindo ex-engenheiros do Google Deepmind, Microsoft e Tesla, assim como pesquisadores de centros renomados em IA, como da Universidade de Toronto. Esse time será liderado pelo próprio Elon Musk.

Os 12 homens listados no site da empresa incluem Jimmy Ba, professor assistente da Universidade de Toronto que estudou com o pioneiro da IA Geoffrey Hinton, e Christian Szegedy, que passou anos como cientista pesquisador trabalhando em IA na Google.

Apesar da companhia levar a letra “x” no nome, o bilionário afirmou que a nova empreitada é uma empresa separada da X Corp, a controladora na qual Musk fundiu o Twitter no início deste ano, mas que “trabalhará em estreita colaboração com X (Twitter), Tesla e outras empresas”.

Em abril, o Financial Times informou que Musk estava conversando com investidores da Tesla e da Space Exploration Technologies Corp. sobre ajudar a financiar uma startup de IA. O bilionário adquiriu milhares de processadores da Nvidia para o novo projeto, disse o jornal.

Ressalvas

Mesmo sendo um dos investidores envolvidos na criação da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT e maior nome deste mercado atualmente, Elon Musk se tornou nos últimos tempos um vocal crítico dos rumos tomados pela empresa, principalmente após a OpenAI ter criado uma divisão com fins lucrativos. Inclusive, ele afirmou publicamente que a OpenAI é “controlada pela Microsoft“, que nos últimos anos investiu cerca de US$ 13 bilhões na startup.

Apesar de seu trabalho com inteligência artificial, Musk expressou profundas reservas sobre a tecnologia. O bilionário estava entre um grupo de pesquisadores e líderes da indústria de tecnologia que, em março, pediu aos desenvolvedores que interrompessem o treinamento de poderosos modelos de IA.

No seu site, a xAI disse que a empresa está sendo aconselhada por Dan Hendrycks, diretor do Center for AI Safety – um grupo que alertou sobre o que vê como perigos existenciais de desenvolver IA rapidamente. Nesta primavera, divulgou uma carta de advertência assinada por diretores executivos de algumas das principais empresas de IA, incluindo Google DeepMind e OpenAI.

LEIA MAIS