As divergências entre grandes nomes da tecnologia no Vale do Silício em relação à inteligência artificial não se resumem a Elon Musk x Sam Altman, não. Esta semana, o renomado investidor Vinod Khosla trocou farpas com outro VC conhecido, Marc Andreesen. O tema: os perigos do desenvolvimento aberto da inteligência artificial.
O debate começou com um post do líder da Khosla Ventures em seu perfil do X, destacando seu apoio à OpenAI e ao Sam Altman, que viraram alvo de um processo de Elon Musk por mudar o foco da empresa de uma organização sem fins lucrativos para uma que quer ganhar dinheiro, algo que se tornou mais proeminente desde que a Microsoft se tornou investidora da OpenAI.
“Conhecemos Sam Altman desde os primeiros dias da OpenAI e apoiamos totalmente ele e a empresa”, escreveu Vinod Khosla. “Essas ações judiciais são uma grande distração dos objetivos de chegar à inteligência artificial geral (AGI) e seus benefícios”, completou o executivo.
A Khosla Ventures é uma apoiadora de longa data da OpenAI. Em 2019, a gestora investiu US$ 50 milhões na companhia. Não é de se surpreender que Vinod não gostou do processo de Musk. “Como dizem, se você não pode inovar, litigar e é isso que temos aqui”, escreveu Vinod Khosla no X, marcando Elon Musk e OpenAI.
Depois da postagem, porém, Marc Andreessen entrou na briga e respondeu à mensagem de Vinod acusando-o de “fazer lobby para proibir pesquisas de código aberto” em IA. Para o líder da a16z, a demonstração de apoio de Vinod só aconteceu pelo fato da OpenAI ter se afastado de seu foco original, que era o de promover o desenvolvimento aberto da IA.
Desde o início do hype em cima da IA, Andreessen se destacou como um grande defensor da IA de código aberto, defendendo-a como um meio de proteção contra a concentração de dados pelas grandes empresas de tecnologia e agências governamentais que controlam o acesso às pesquisas mais avançadas em IA.
Por outro lado, Vinod Khosla acredita que coibir a IA open source é “essencial para os interesses norte-americanos”, já que os riscos em jogo são muito altos. “Você abriria o código do Projeto Manhattan?”, respondeu Vinod ao CEO da a16z. “Este (assunto) é mais sério para a segurança nacional. Estamos numa guerra económica tecnológica com a China e a IA que é preciso vencer. É exatamente disso que se trata o patriotismo, não slogans”, completou.
“Toda nova tecnologia significativa que promove o bem-estar humano é saudada por um pânico moral instaurado”, disparou no X. “Esta é apenas a mais recente”, pontuou.