Já que é sexta-feira, e chegou a hora de dar aquela descansada no sofá curtindo algum bom filme no streaming, nós aqui do Startups vamos aproveitar pra dar uma dica. Talvez você até tenha visto no menu da Netflix e não deu muita bola, mas Reality, suspense estrelado por Sydney Sweeney, vai te surpreender.
Na superfície, o filme é uma reprodução quase literal dos acontecimentos reais que se deram durante a abordagem que agentes do FBI fizeram na casa da ex-especialista da NSA (agência de segurança nacional norte-americana) Reality Winner. Em 2017, ela foi condenada pelo vazamento de informações governamentais que denunciavam a interferência do governo russo nas eleições de 2016.
Conduzido praticamente em tempo real, o filme utiliza áudios e a transcrição dos áudios para os diálogos dos personagens, mostrando o trabalho dos agentes para extrair uma confissão de Reality (em uma grande atuação de Sydney, até então famosa por seu papel na série Euphoria).
Ao mesmo tempo, o filme não deixa de valorizar o lado de Reality, até então uma agente dedicada ao trabalho, mas que se viu em um dilema entre escolher a obediência às regras de seu trabalho ou divulgar ilegalmente informações de interesse público.
Dirigido pela estreante Tina Satter, que escreveu a peça de teatro em que roteiro foi baseado, o filme é conduzido de forma enxuta, totalmente ambientado na casa da ex-agente e sem se estender na duração – apenas 82 minutos. Entretanto, é tempo suficiente para ficar tenso ao observar o jogo intelectual entre interrogada e interrogadores.
Ao mesmo tempo, com seu elenco afiado, o filme dá espaço aos personagens e seus conflitos éticos. Será que a privacidade dos dados é mais importante que tudo quando se trata de informações que podem ter grandes impactos na sociedade? É uma discussão que não sai de moda, e parece que atualmente tá mais relevante do que nunca, não é mesmo?
Enfim, seja se você estiver interessado em ver um bom suspense ou uma história instigante sobre dados e a responsabilidade que nós temos sobre eles, Reality é um filme que vale muito a pena conferir.