A Hotmart, unicórnio especializado na distribuição de produtos digitais, está apostando alto no uso da IA para empoderar a creators economy. A empresa anuncia a aquisição da Reshape, plataforma que usa inteligência artificial para transcrição e edição de vídeos, geração automática de legendas e tradução para outros idiomas.
Com a transação, que não teve o valor divulgado, Bernardo Porto, fundador e CEO da Reshape, irá assumir a liderança da recém-criada diretoria de inteligência artificial da Hotmart. Seu sócio e cofundador, Márcio Tanure, também passa a integrar o time do unicórnio como gerente comercial.
Segundo a Hotmart, o serviço da Reshape, que já transcreveu mais de 12 milhões de minutos e atende milhares de clientes do mercado digital e de grandes empresas, será gradualmente integrado à plataforma da companhia. Atualmente, a startup conta com algumas soluções de IA como a hotmart.ai (para geração de ideias de cursos online), Hotmart Brain (que oferece dados e dashboards sobre os produtos dos clientes na plataforma) e Hotmart Tutor (que apoia os criadores no suporte aos clientes).
“A tecnologia inovadora da Reshape permite extrair dados de conteúdo com o máximo de qualidade possível, e este diferencial estará na base de todos os serviços de inteligência artificial da Hotmart. Todo nosso investimento em IA visa abrir ainda mais oportunidades para criadores de conteúdo, potencializar o trabalho criativo deles e facilitar o seu dia a dia na produção de conteúdo e produtos digitais”, diz João Pedro Resende, CEO e cofundador da Hotmart, em nota.
Em sua participação no MVP, podcast do Startups, em maio/23, João Pedro já havia cantado a bola de que o mercado de creators será impulsionado pelo uso da inteligência artificial, novo posicionamento das empresas e o surgimento de outros serviços e formas de monetização. “A inteligência artificial é uma ferramenta de empoderamento do creator, pois permite que ele faça coisas de forma mais fácil, barata e em menos tempo”, diz ele.
O último movimento da Hotmart que havia chamado a atenção do mercado, até então, foi o lançamento do Hotmart PRO, plataforma focada em conectar criadores a outros profissionais da área para a contratação de habilidades específicas. O anúncio foi feito em agosto/23, durante o Fire Festival, evento global organizado pela Hotmart.
*Na foto de destaque: nova área de inteligência artificial da Hotmart