Desde que recebeu uma portentosa rodada de investimento (R$ 425 milhões) do fundo soberano de Singapura (GIC) em 2020, a Sankhya iniciou uma série de compras de startups para não apenas fortalecer seu posicionamento como player nacional de ERP, mas também avançar em outras direções. Nesta segunda frente, a empresa acabou de anunciar uma nova aquisição: a Meetime.
Startup de soluções de sales engagement, a Meetime é a quarta compra da Sankhya desde o aporte do GIC. De valor não divulgado, a compra chega para fortalecer o plano de oferecer uma plataforma ainda mais completa na parte de CRM, que também surgiu de uma aquisição recente: no ano passado, a companhia mineira comprou a Ploomes, e vem trabalhando na integração das plataformas.
“Depois da aquisção do CRM, sentamos com a Ploomes para ver o que complementaria ainda mais esta solução. Foi uma estratégia desenhada a quatro mãos para trazer recursos que tornariam mais competitivos”, diz o CFO da Sankhya André Brito, ao comentar como a companhia chegou na aquisição da Meetime.
A empresa adquirida possui mais de 450 clientes, incluindo empresas como Loggi, iFood, Senai, Unimed, Linx e Sodexo. Segundo a Sankhya, a expectativa após a compra é triplicar o tamanho da Meetime em até três anos.
A alta expectativa é resultado da experiência com a compra da Ploomes. “Compramos a Ploomes no ano passado e conseguimos dobrar o seu tamanho”, pontua André, em entrevista ao Startups.
Acelerando resultados
Com o crescimento das novas soluções adquiridas, assim como outras compradas nos últimos anos, como a Neppo Tecnologia (omminchannel) e PontoTel (HCM), a meta da Sankhya é empurrar os resultados da organização como um todo, chegando a uma receita de R$ 1 bilhão até 2025, um quarto do que fatura atualmente a empresa nacional referência em ERP, que é a Totvs.
No ano passado, a Sankhya obteve um faturamento bruto de R$ 294 milhões, um crescimento de 43% sobre o faturamento bruto de 2021. O plano para este ano é bater a marca de R$ 400 milhões. Já no primeiro trimestre de 2023 bateu o recorde de faturamento esperado para o período, com um aumento de 44% em sua receita recorrente, que já representa 83% do faturamento total da companhia.
Com a compra tanto da Ploomes quanto da Meetime, a Sankhya espera abrir mais portas junto a empresas de médio porte – segmento onde a companhia tem a maior parte de sua carteira – mas também contas maiores. “Para estes clientes, a venda do ERP costuma ser mais complicada e demorada, e com estas soluções complementares, de business performance, temos mais oportunidades de adesão”, avalia o CFO.
Segundo o CGO da Sankhya, Breno Riether, o plano é investir ainda mais na criação de um produto abrangente – o chamado “one-stop-shop” de gestão para as empresas, o que pode resultar em novas aquisições. “Fazer esses investimentos reforça nosso processo de diferenciação”, afirma Breno
De acordo com André Britto, a expectativa é realizar mais duas a três aquisições ainda em 2023, focando tanto no crescimento orgânico e inorgânico para alavancar resultados. “Vamos comprar, mas sempre pensando em expandir nossa oferta. Não compramos empresa de ERP só para ampliar carteira”, pontua o executivo.