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A brasileira Sooper e a colombiana Tul anunciaram nesta quarta-feira (12) a fusão dos negócios. Segundo as startups, a união tem como objetivo inovar um setor que ainda opera de maneira analógica, com ineficiências ao longo de toda a cadeia logística e pouca transparência em preços.

Juntas, as empresas passam a ter um portfólio com mais de 82 mil produtos, que vão de materiais de pintura, hidráulica, elétrica, iluminação e jardinagem, bem como ferramentas, ferragens e itens básicos como cimento. Elas já atendem mais de 10 mil clientes e a expectativa é escalar a operação no Brasil, dobrando o negócio conjunto até o fim do ano.

A Sooper foi fundada em 2021 por Rafaela Khouri, ex-diretora de B2B do QuintoAndar, e recebeu aportes da Kaszek, Canary, Valor Capital, entre outros fundos. Já a colombiana Tul, nasceu em 2020 para ser uma Amazon para pequenos varejistas de material de construção e chegou ao Brasil em meados de 2022, meses após levantar uma série B de US$ 181 milhões. Ela tem como investidores monashees, SoftBank, Coatue, Tiger Global, entre outros.

“Já nos conhecemos há alguns anos, e sempre vimos muita sinergia em nossos valores e no DNA das duas empresas, com a tecnologia como principal ferramenta para alcançar nossa missão de modernizar o mercado de construção civil”, aponta Enrique Villamarin Lafaurie, cofundador e CEO da Tul, em nota.

Para Rafaela Khouri, fundadora e CEO da Sooper, que agora assume o papel de Country Manager da operação no Brasil, a fusão permite à empresa alcançar mais clientes, oferecer soluções completas e personalizadas, e consolidá-la como líder do segmento. 

Segundo apurou o Startups, a fusão entre as empresas seria uma tentativa mútua de superar dificuldades. Fontes indicam que a Tul está bem capitalizada, mas enfrentou desafios no primeiro ano no Brasil. A empresa teria demorado para entrar no mercado, o que atrasou sua expansão, e acabou gastando mais do que deveria mesmo sem ter o produto finalizado. A Sooper, por outro lado, vive um momento mais complicado e, embora tenha bons resultados, encontra dificuldades para expandir por falta de capital.

Ambas as marcas seguem coexistindo, e nos próximos 90 dias vão trabalhar num plano de transição para definir os próximos passos da operação conjunta. 

*Na foto: Nicolas Villegas, Enrique Villamarin, Rafaela Khouri e Juan Carlos Narvaez (Crédito: Divulgação)

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