fbpx
Compartilhe

A Stoque, companhia mineira de soluções para automação e digitalização de processos e documentos, anunciou a compra da startup gaúcha Zeev, startup especializada em plataformas low code para a gestão e automação de processos.

A fusão não teve valores revelados, mas segundo a Stoque, ela faz parte dos planos de expansão da companhia no segmento de automação digital para médias e grandes empresas. A estratégia inclui ainda a criação de uma nova unidade de negócios integrando Zeev e Ábaris, software SaaS de gestão de documentos e automação de processos da Stoque.

“A receita com serviços e produtos de automação inteligente alcançará cerca de 70% da receita total da Stoque, um crescimento substancial desde 2019, quando esse valor representava cerca de 20%”, afirmou a Stoque em nota.

A nova unidade de Produtos Digitais estima faturar R$ 40 milhões no próximo ano, cerca de um terço do faturamento total da companhia esperado para 2024. Até 2027, a empresa espera atingir uma receita bruta de R$ 250 milhões, impulsionada pela ampliação de mercado proporcionada pela transação.

A compra foi conduzida pela Kinase Investments, search fund que comprou a Stoque em 2019 e desde então tem bancado os planos de crescimento inorgânico da startup mineira. “Dois anos atrás, iniciamos uma agenda mais intensiva para avaliar possíveis alvos de aquisição, encontrando a Zeev. Ela ampliará significativamente nosso mercado endereçável, continuando o plano de expansão da receita originada com automação digital, que representava cerca de 20% há quatro anos”, comenta Thiago Assis, CEO da Stoque e fundador da Kinase Investments.

Thiago Assis, fundador da Kinase Investments e CEO da Stoque. Crédito da imagem DIVULGAÇÃO.
Thiago Assis, fundador da Kinase Investments e CEO da Stoque (Foto: Divulgação)

Conforme a Stoque, a Zeev cumprirá um importante papel na estratégia de crescimento, permitindo que usuários comuns sejam capazes de criar seus próprios fluxos automatizados sem que, para isso, precisem aprender uma linguagem de programação. “Além disso, as tecnologias criadas pela startup vão potencializar a capacidade e o desenvolvimento de novas soluções na Stoque“, completou a companhia, em comunicado.

Com o M&A, a operação da Stoque chega a 450 colaboradores e cerca de 500 clientes em diversos setores, incluindo instituições financeiras, educação, saúde e outras. Entretanto, a companhia não deve parar por aí, afirmando que continua de olho em futuras aquisições, ainda com grana da Kinase no caixa.

Segundo o CEO da Stoque, a maior parte dos sócios da Zeev permanecerão no negócio, assegurando a continuidade dos negócios e a retenção de clientes. “Estamos entusiasmados em receber quatro dos sócios-fundadores da Zeev, que passam a compor integralmente a equipe, desempenhando um papel vital para o sucesso da implementação do nosso plano de negócios conjunto”, declara Thiago, em comunicado.

Além disso, o CEO e CFO da Zeev, José Roberto de Lazari e Carlos Steffen, respectivamente, assumem o papel de conselheiros seniores durante o processo de integração entre as duas empresas, antes de explorarem novos projetos pessoais.

LEIA MAIS