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A VR, tradicional empresa do mercado brasileiro de benefícios, anunciou uma aquisição para ampliar seu leque de ofertas, inclusive mirando oportunidades junto a empresas de pequeno e médio porte. A empresa comprada foi a VExpenses, startup de soluções para gestão de despesas.

Segundo a VR, a compra, de valor avaliado em cerca de R$ 120 milhões, tem como objetivo construir um ecossistema completo para facilitar a vida dos trabalhadores e somar mais facilidades ao ecossistema para gestão de empresas e pessoas.

Com o valor pago pela VR, a VExpenses multiplica em mais de 15 vezes o valor investido pela boutique financeira FG/A, que criou a startup a partir de um spinoff de uma divisão de negócios da empresa.

“O nosso objetivo é entregar facilidade e segurança às empresas e seus trabalhadores. Com a proposta de ser mais do que um cartão corporativo, melhoramos a produtividade a partir de uma plataforma integrada de prestação de contas, reduzindo horas de trabalho manual. Estamos muito felizes em fazer parte do ecossistema da VR e poder colaborar para facilitar a vida do empregador e do trabalhador brasileiro”, afirma Thiago Campaz, CEO do VExpenses, em nota.

Com a solução da VExpenses, a VR tem a oportunidades de complementar seus produtos de vale-alimentação e refeição com outros como cartões de despesas de viagens para funcionários, entrando na seara ocupada por startups como Clara e Conta Simples, somando gestão e pagamentos.

No ano passado, a VExpenses lançou um cartão pré-pago com a bandeira MasterCard para facilitar o processo. Os clientes ainda podem usar outros cartões, mas aqueles que optarem pela alternativa da startup conseguem fazer a prestação de contas em tempo real.

O movimento da VR é, de certa forma, semelhante ao que a Flash, HRTech de benefícios flexíveis, fez no ano passado ao comprar a ExpenseOn, empresa de gestão de despesas que atende empresas como EMS, Tenda e Creditas.

Abrindo o leque

No mercado desde 1977, quando o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) foi lançado no Brasil, a VR andou se movimentando nos últimos anos para aumentar a competitividade em um mercado cada vez mais concorrido com a entrada de startups como Flash, Caju e Swile. Desde 2020, a empresa começou a investir agressivamente em portfólio, expandindo seu ecossistema de soluções.

No fim de 2021, em uma tacada só, ela adquiriu duas startups, a Global Points e Audaz Tecnologia, por valores não divulgados. Com a Audaz, ela integrou uma solução de gestão de vale-transporte. Pela solução da Global Points, ela trouxe para dentro uma tecnologia de marketplaces e programas de fidelidade. Alguns meses antes, ela comprou a Pontomais, plataforma de controle de ponto online e gestão de jornada.

As aquisições já se tornaram produtos dentro da VR – a Pontomais virou VR Gente, a Audaz se tornou a VR Mobilidade e Global Points passou a ser VR Shopping. Segundo destacou a VR em nota, os investimentos em portfólio trouxeram resultados, rendendo à companhia um faturamento de R$ 11 bilhões em 2022, crescimento de 30% sobre o ano anterior.

“O nosso objetivo é colocar o trabalhador no centro do nosso negócio, desenvolvendo produtos e serviços que atendam às suas necessidades e levem possibilidades reais para a vida cotidiana dele e da sua família. Estamos muito felizes por contar com a expertise do VExpenses e poder colaborar para facilitar a vida do empregador e do trabalhador brasileiro.” afirma Ury Rabinovitz, sócio e vice-presidente da VR Investimentos e membro do Conselho de Administração do ecossistema da VR, ao falar sobre o novo negócio.

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