A Uncover, martech nacional de soluções em ciência de dados para o marketing, quer responder uma pergunta que há décadas “assola” as grandes empresas: como prever que os investimentos em mídia e publicidade gerem o resultado esperado? Para isso, a companhia criou uma solução SaaS própria, e agora está com R$ 7,5 milhões na conta para colocar seus planos de crescimento em curso.
A nova rodada seed foi liderada pela ABSeed, fundo de venture capital com foco em negócios SaaS B2B, e teve o follow-on de Marcelo Lacerda (CIO da Fbiz e presidente da Magnopus), que já tinha investido um valor não divulgado em uma rodada pré-seed em 2021.
Em entrevista ao Startups, o CEO e cofundador da Uncover, Daniel Guinezi, frisou que o aporte chega para incrementar o time da companhia, especialmente em áreas como produto, vendas e growth, e também o desenvolvimento de uma versão de sua plataforma com foco no mid market.
“Agora é go-to-market pra valer. Afinamos nosso produto para o enterprise e agora queremos acelerar o crescimento nesta fatia do mercado, mas também desenvolver um produto para uma fatia de mercado que ainda não tem acesso às soluções tipo a que oferecemos”, explica Daniel.
Com sua plataforma, atualmente a Uncover atende cerca de 12 clientes, todos de grande porte (e orçamentos), incluindo nomes como Globo, Santander, Nubank, Oi, Kroton, Estácio e Tik Tok, sendo inclusive a parceira de dados de marketing do Tik Tok na América Latina. Apesar de não divulgar valores, Daniel afirma que a companhia quadruplicou no último ano.
“Agora, como também vamos investir em aquisição de clientes, nosso plano é no mínimo manter o crescimento de quatro vezes em 2024, trazendo também empresas menores, com orçamentos de R$ 1 milhão a 5 milhões para marketing”, pontua o CEO.
MMM
O que a Uncover entrega no modelo SaaS tem um nome no mercado de marketing. A martech desenvolveu uma plataforma que cruza dados e utiliza AI para fazer o chamado Marketing Mix Modeling, técnica que emprega modelos estatísticos e análises de dados internos e externos para prever o impacto e retorno dos investimentos em mídia.
“É um modelo que desde sempre era feito apenas por consultorias grandes, como Accenture ou Nielsen, e era muito custoso, complexo e demorado para as empresas. Nós conseguimos fazer isso dez vezes mais rápido que uma consultoria, e de forma recorrente, entregando relatório todo fim de mês”, dispara.
Para montar esta solução, Daniel se juntou com o irmão Matheus Guinezi (COO), Georges Boris (CTO) e Gilberto Vilar (CPO), executivos com background em tecnologia e ciência de dados. “Somos uma empresa cujo cerne é a tecnologia de integração de dados e a automação da análise de dados para aplicar o modelo”, pontua Daniel, salientando que a maior parte dos 30 funcionários que a Uncover possui atualmente são da área de tecnologia.
Entretanto, com o aporte, um pouco desse perfil deve mudar, com a contratação de mais talentos para a frente de vendas, assim como a chegada de novos C-levels. “Queremos manter a estrutura enxuta, mas está nos planos trazer um head de vendas, assim como um head de RH. Conforme formos crescendo, vamos ampliando os times de marketing, vendas e produto”, avalia o CEO.
Por falar em enxuto, Daniel se orgulha de ter reduzido a queima de caixa no último ano, inclusive colocando o breakeven no horizonte da companhia. Entretanto, à medida que se prepara para um novo ciclo de crescimento, a companhia não tem medo de “quebrar o porquinho” para impulsionar seu avanço no mercado.
“Aparecendo oportunidades de crescimento, a gente pode voltar a gastar mais. No lançamento da solução de mid market, vamos provavelmente voltar a queimar para crescer agressivamente”, finaliza Daniel.