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O que as brasileiras Semantix e a Nuvini tem em comum? Bem, ambas estão listadas na Nasdaq depois de fecharem fusões com SPACs, recentemente. Entretanto, um novo anúncio acaba de colocar as duas companhias ainda mais próximas. Elas firmaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial.

“Com uma visão compartilhada de aproveitar o potencial da inteligência artificial, ambas as empresas estão preparadas para embarcar em uma jornada emocionante para aprimorar e otimizar as operações do portfólio de empresas da Nuvini“, afirmaram as companhias em uma nota oficial publicada no site da Semantix.

A iniciativa, que começou agora em novembro, será capitaneada pelo CEO da Semantix, Leonardo Santos, e pelo time de IA da Semantix. De acordo com o executivo, a colaboração com o portfólio de empresas da Nuvini será uma oportunidade de implementar e aprimorar as soluções baseadas em IA produzidas pela Semantix.

“Esta parceria não é apenas uma oportunidade para agregarmos valor à Nuvini, mas também uma oportunidade de aprender com novos desafios, desenvolver casos de uso inovadores e acelerar o alcance da Semantix em vários setores, ao mesmo tempo que acelera a adoção de IA e GenAI em uma infinidade de negócios diferentes”, destacou o executivo, em nota.

Fundada pelo ex-Bossanova Pierre Schurmann, a Nuvini tem se destacado como uma compradora serial de empresas de SaaS nos últimos anos, e já conta com sete companhias sob o seu guarda-chuva. A partir da parceria, os especialistas em IA da Semantix vão trabalhar próximos às lideranças da Nuvini para identificare aplicações de IA que se alinhem com as necessidades e objetivos exclusivos de cada empresa.

“Estamos entusiasmados em colaborar com a Semantix na implementação de soluções de IA que têm o potencial de revolucionar a forma como nossos negócios operam. A tecnologia de IA representa o futuro e estamos confiantes de que esta parceria capacitará nossas empresas a prosperar em um cenário em rápida evolução”, pontua Pierre.

Como estão as duas empresas

Desde a sua criação, em 2019 – ainda como Keiretsu -, a Nuvini fez sete aquisições. Em uma apresentação para investidores, a companhia diz que seu portfólio atende 21 mil clientes e terá uma receita de R$ 206 milhões em 2023, o que representa um crescimento orgânico – que exclui o que foi adicionado por novas aquisições feitas no período – de 17,3%. O EBITDA ajustado ficará em R$ 35,1 milhões, com margem de 17%, com margem bruta de 63,6%.

Para 2024, o plano é chegar a R$ 344,1 milhões de receita, com crescimento orgânico de 19,6%. A margem bruta e o EBITDA também devem melhorar, chegando a 65,9% e R$ 91,2 milhões, ou 26,5% de margem, respectivamente.

Depois da fusão com a SPAC Mercato Partners, a companhia colocou R$ 300 milhões no caixa. Como empresa de capital aberto, a Nuvini pretende manter seu ritmo de compra de quatro a cinco empresas por ano. O que muda é que, como a própria companhia ficou maior, agora, os alvos terão um porte também maior: receita entre R$ 20 milhões e R$ 50 milhões. O piso anterior era de R$ 10 milhões.

Já a Semantix também andou fazendo aquisições, depois de fechar seu IPO através da fusão com a SPAC Alpha Capital, no fim de 2022. As duas empresas compradas foram healthtechs – a plataforma de dados ATSaúde e a startup de analytics Zetta Health. Para 2023, a empresa mira um crescimento de 10% na receita total, com a receita do SaaS proprietário crescendo entre 40% a 50% em relação a 2022 – uma estimativa de R$ 75 milhões a R$ 80 milhões em faturamento.

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