Mais um ano se inicia e, com ele, a expectativa de um cenário mais positivo, com um novo aquecimento nos investimentos em startups. Exceto para a plataforma americana de design digital InVision. Pois é, começamos 2024 com um unicórnio jogando a toalha e que fechará as portas até o fim do ano.
A bomba foi anunciada pelo CEO da InVision, Michael Shenkman, no site da companhia nesta quinta-feira (4). Embora ele não explique o real motivo para tal decisão, algumas pistas deixadas ao longo dos últimos anos indicavam que o negócio avaliado em US$ 1,9 bilhão não ia tão bem.
Desde sua fundação, em 2011, a empresa foi acumulando rodadas de investimento que impulsionaram o seu sucesso, começando com um seed de US$ 1,5 milhão em seu primeiro ano, passando por uma captação de US$ 45 milhões em 2015 e levantando US$ 100 milhões em 2017, o que lhe deu o status de unicórnio com uma avaliação de US$ 1 bilhão. A última rodada foi feita em 2018, uma série F que rendeu à startup US$ 115 milhões. No total, foram US$ 315 milhões captados em seis anos.
No entanto, nos últimos cinco anos, o setor de design digital foi crescendo, ganhando mais inovação, e novos concorrentes vieram com tudo. Foram os casos do Sketch, Canva e Figma – sendo que estes dois últimos dominam o mercado atualmente, avaliados em US$ 24 bilhões e US$ 10 bilhões, respectivamente.
Além da forte concorrência e da startup ter estagnado na captação de aportes, dados da CB Insights mostram que o time da InVision vinha em queda desde 2020. Dos quase 1.400 colaboradores que a startup tinha há quatro anos, os cortes vieram em ritmo acelerado e constante, culminando em 600 funcionários em outubro passado.
De acordo com o CEO, os serviços oferecidos pela InVision serão encerrados definitivamente em dezembro deste ano. Leia alguns trechos da declaração do executivo:
“Hoje estou escrevendo para compartilhar que, após cuidadosa consideração, tomamos a difícil decisão de descontinuar os serviços de colaboração de design da InVision (incluindo protótipos, DSM, etc.) no fim de 2024.
Reconhecemos que a decisão de encerrar a vida útil de nossos serviços de colaboração de design afetará seu processo criativo e seus fluxos de trabalho. Queríamos compartilhar nossos planos com bastante antecedência para que você possa se planejar adequadamente.
Nos próximos meses, os serviços que você conhece e adora não serão alterados. Para nossos clientes Enterprise, nossa equipe de vendas trabalhará diretamente com vocês para responder a quaisquer perguntas que possam ter sobre essa transição e direcioná-los para soluções alternativas, caso sejam necessárias.
Para os demais clientes, vocês poderão continuar usando a InVision até o fim de 2024. No entanto, descontinuamos nossas ofertas de assinatura anual. Em vez disso, vocês poderão usar os serviços em uma de nossas opções de assinatura mensal.
Somos muito gratos a todos vocês que investiram tempo e energia para fazer da InVision a empresa incrível que ela se tornou. Juntos, reimaginamos a forma como os designers colaboram, aumentamos a importância do design thinking e, nesse processo, ajudamos a revolucionar o setor de design.”