O Ranking 100 Open Startups, ranking de inovação aberta publicado desde 2016, chega este ano à sua 9ª edição, se consolidado como referência no ecossistema de inovação por sua credibilidade e metodologia 100% objetiva.
Esta edição do Ranking marca alguns acontecimentos relevantes que tornarão 2024 um ano histórico para a prática de open innovation no país:
Primeiramente, este será o ano em que, de acordo com os dados e projeções da 100 Open Startups, o mercado deverá atingir a marca dos R$ 10 bilhões movimentados em parcerias entre corporações e startups.
Além disso, o momento marca o cruzamento de uma barreira significativa: a proporção dos contratos de open innovation, que começou 100% dominada pelas corporações líderes, caiu para 80%, depois para 60%, e agora, pela primeira vez, estamos prestes a atingir um equilíbrio de 50-50.
Esse equilíbrio sinaliza uma abertura sem precedentes para a inovação, o que significa que médias e grandes empresas de todas as cadeias de valor estão abertas e abraçando cada vez mais as novas ideias e tecnologias vindas do ecossistema de startups.
Abertura do setor automotivo e o impacto da AI
Um exemplo claro dessa abertura é a indústria automotiva. Por 100 anos, esse setor manteve suas cadeias de suprimentos e de inovação fechadas e altamente estruturadas, baseadas no P&D. Nos últimos anos, no entanto, a eletrificação dos veículos está revolucionando este setor, que tem se aberto cada vez mais à inovação aberta, as soluções que vêm do ecossistema. Em outras palavras, o setor automotivo, outrora impenetrável, agora está muito mais acessível para parcerias de negócio com startups.
Paralelamente, a inteligência artificial (AI) está reescrevendo as regras do jogo, permitindo a resolução de problemas complexos e criando novas oportunidades de negócio. Enquanto o Venture Capital está em busca da próxima “Billion Dollar Company” e as grandes empresas de tecnologia – como NVIDIA e OpenAI, com a Microsoft – dominam este mercado, existe uma vasta gama de aplicações para AI que serão implementadas por uma nova geração de startups.
Essa é uma tendência de inovação que as startups vêm desenvolvendo e aprimorando há bastante tempo e que, a cada ano, desponta mais como uma das mais buscadas pelas corporações abertas à inovação que vem do ecossistema. Essas startups estão prontas para criar um “middle class business” que fortalecerá ainda mais o ecossistema de inovação, e este é o momento em que nós deveríamos ver cada vez mais uma movimentação gigantesca para levar a AI para os pequenos negócios, por meio do incentivo de entidades como o Sebrae.
Nunca existiu melhor momento para participar do Ranking
Estar no Ranking 100 Open Startups significa visibilidade. Significa mostrar ao mundo a sua intenção de inovar e de ser relevante. Você acredita que pode captar bilhões de dólares sozinho, sem precisar de um ecossistema? Se a resposta for não, então você precisa estar no Ranking. Este é o espaço onde sua startup pode começar a se destacar, receber feedback valioso e ser vista como uma referência no mercado.
Participar do Ranking oferece benefícios em diversos níveis de desenvolvimento da sua startup:
Startups em estágio inicial ganham acesso facilitado a mentores, investidores e programas que buscam competências específicas. Para startups em fase de tração, o Ranking abre portas para participação em programas mais avançados de empresas, investidores e políticas públicas. Por fim, se a sua startup se destacar na pontuação, ela será uma das dez startups mais visíveis em seu setor para o mercado no próximo ano, potencializando as oportunidades de novos negócios.
Portanto, não se trata apenas de estar em uma lista ou receber uma premiação. Trata-se de se posicionar como parte de um movimento que está transformando o mercado. É uma oportunidade para dar mais visibilidade ao potencial inovador da sua startup, de conectar-se com investidores, mentores e parceiros estratégicos. Em outras palavras, participar do Ranking 100 Open Startups é essencial para qualquer startup que busca inovação, crescimento e relevância no mercado atual.
O Ranking 100 Open Startups 2024 está com os cadastros abertos até 15 de julho. Para saber mais e participar, acesse 100os.net/ranking