Negócios

5 profissões de IA para você ficar de olho

De machine learning a ética das maquinas, listamos algumas profissões que vão impactar o mercado a partir da IA

Profissões IA
Profissões IA. Crédito: Canva

Tanto para quem está no mercado de trabalho procurando oportunidades, quanto para os fundadores que estão de olho nas tendências e querem inovar em seus negócios, inteligência artificial é, inevitavelmente, o caminho do futuro. Aliás, se olharmos para o presente, já dá pra ver que a IA está por tudo – e tudo indica que isso só vai se intensificar nos próximos tempos.

De acordo com relatórios recentes, a procura de talentos em IA e aprendizagem automática aumentou quase 75% nos últimos anos e espera-se que continue a crescer. De olho nessa tendência, resolvemos dar uma olhada em como a IA está impactando e ainda vai impactar o mercado de trabalho. Quais serão as profissões do futuro a partir da inteligência artificial? Abaixo listamos 5 em que você deve ficar de olho.

1 – Engenheiro de Machine Learning

Engenheiros de aprendizado de máquina são profissionais que pesquisam, constroem e projetam a IA responsável pelo aprendizado de máquina. Ou seja, são eles que mantêm e melhoram os sistemas de IA existentes, modelando os sistemas para que eles possam aprender mais e melhor, operando de forma autônoma. Além disso, chatbots, assistentes virtuais, carros autônomos e recomendações em motores de pesquisa são aplicações emergentes nessa frente.

2 – Cientista de dados

A inteligência artificial se alimenta de dados, pura e simplesmente, aquele que ajuda as organizações a utilizar grandes volumes de informação é extremamento valioso. Os cientistas de dados determinam quais perguntas uma organização ou equipe deve fazer e os ajudam a descobrir como responder a essas perguntas usando dados. Frequentemente, desenvolvem modelos preditivos usados para prever padrões e resultados.

3 – Engenheiro robótico

A inteligência artificial aplicada à robótica é um campo em franco desenvolvimento, com utilizações em áreas como indústria e agricultura, entre outros. No caso do eneheiro robótico, ele é reponsível por criar robôs ou equipamentos capazes de fazer tarefas sem a intervenção humana. Um engenheiro de robótica projeta novos produtos ou monta protótipos para testes. Alguns podem trabalhar no local de uma fábrica supervisionando robôs à medida que são produzidos, enquanto outros monitoram seu desempenho no mundo real. A engenharia robótica combina elementos de engenharia mecânica e elétrica com ciência da computação.

4 – Pesquisador de IA

Se você quer trabalhar com IA, mas com um pezinho ainda na parte acadêmica e de pesquisa, essa pode ser a pedida. Um cientista pesquisador é responsável por conduzir vários experimentos em modelos existentes para criar novos algoritmos. Seu trabalho é melhorar e modificar a forma como uma máquina pensa e opera. Os algoritmos gerados por eles auxiliam ainda mais na análise de dados e na produção de padrões. Como resultado, as oportunidades para um cientista de IA são inúmeras. Eles têm um grande escopo em setores como saúde, finanças, marketing, seguros, varejo e indústria, entre outros.

5 – Eticista de IA

O nome pode ser estranho, mas essa pode se tornar uma das mais importante profissões ligadas à inteligência artificial no futuro, ainda mais em tempos em que questões como compliance e uso responsável dos dados por algoritmos de IA se tornam cada vez mais prementes. Os especialistas em ética em IA têm a tarefa de incutir perspectivas éticas, políticas e sociais nos sistemas de IA. Isto permite que os sistemas ou máquinas operem de forma transparente, justa e imparcial.