Negócios

99 encerra operação do aplicativo de entrega de comida 99Food

Encerramento da operação do 99Food pela 99 acontece no momento em que iFood consolida liderança, e empresas de tech buscam mais rentabilidade

99Food
99Food. Crédito: divulgação

A 99 decidiu encerrar as operações do aplicativo 99Food. O comunicado do fim do negócio foi feito ontem à noite (17) em e-mail enviado a parceiros. O aplicativo deixará de funcionar a partir do dia 17 de abril.

O anúncio chega pouco mais de dois meses depois de a 99 ter encerrado o serviço de entregas com motoqueiros próprios no aplicativo, ficando apenas com o modelo de marketplace. Na época, executivos ouvidos pelo Startups já diziam que se tratava de um passo para o encerramento completo das operações.

“Para continuarmos democratizando os nossos produtos e serviços, constantemente avaliamos como podemos servir melhor às necessidades e desejos de nossos usuários. Como companhia, decidimos concentrar muitos dos nossos recursos no desenvovimento de serviços de duas rodas, com a expansão de 99Moto em ride-hailing, e 99 Entrega Moto em delivery. Por esse motivo, desciidimos descontinuar o aplicativo 99Food”, escreveu a 99, que ainda agradeceu aos parceiros ao longo da jornada do serviço.

Procurada por meio de sua assessoria de imprensa, a 99 disse esperar que, em um futuro próximo, os restaurantes aproveitem as as soluções logísticas da companhia para continuarem distribuindo suas refeições. “Os entregadores podem manter seus ganhos na 99 com 99Moto e 99 Entrega Moto, nos locais onde estes serviços estão disponíveis”, continuou.

De acordo com a 99, a dedicação aos usuários brasileiros e às comunidades em que ela atua permanece inalterada. “Nós temos soluções robustas de Mobilidade e Fintech que, combinadas, permitem que mais pessoas prosperem por meio da nossa plataforma diariamente”, completou

Comunicado enviado pela 99 por e-mail a parceiros

O encerramento do 99Food acontece no momento em que as empresas de tecnologia buscam simplificar suas operações e reduzir custos em busca de melhores resultados. A saída da 99 do segmento também vem no momento de consolidação do domínio do iFood no setor. O Uber encerrou a operação do Uber Eats. O Pão de Açúcar incorporou o James Delivery. E o Rappi está tirando o pé das campanhas de descontos e quer trazer mais consumidores para o seu serviço de assinatura, RappiPrime.

O 99Food nasceu em 2019 com uma estratégia de expansão focada em cidades de menor porte, fugindo da concorrência direta com o iFood, que é o líder do mercado por conta de sua força nas grandes capitais. O pleno de comer pelas beiradas, no entanto, não deu certo. Com o dominio do iFood, cresceu exige investimentos enormes para crescer. E no caso da 99, mesmo antes da pandemia, o movimento já era de ser mais comedido e buscar rentabilidade.