Entregadores cadastrados na 99Food em Goiânia receberam recentemente um comunicado das Operações Logísticas (OLs) informando que o modelo de ganhos garantidos não fará mais parte das operações. Criada como um incentivo durante a fase de testes da companhia na capital de Goiás, a política tinha o objetivo de garantir que os entregadores recebessem um valor mínimo mesmo se não houvesse pedidos durante as horas em que estivessem online no período agendado.
Permanecem ativos, porém, os ganhos para quem roda pelo app da 99Food, ou “nuvem”, com a campanha de R$ 250 por dia ao cumprir um número mínimo de corridas.
Segundo o comunicado ao qual o Startups teve acesso, o modelo teria sido encerrado porque, com o crescimento da operação da 99Food em Goiânia, a demanda e produtividade alcançada não exigem mais que a empresa mantenha esse tipo de incentivo.
Marcione Araujo (Ferrugem), presidente da Associação dos Entregadores e Motoboys de Aplicativo de Goiás (ASSEMAG), afirma que os entregadores que fazem parte das OLs têm conseguido obter uma renda acima da oferecida no programa Ganhos Garantidos.
“O Garantido era um complemento, caso os motoboys não conseguissem alcançar aquele valor mínimo. Mas 90% dos entregadores já conseguem fazer mais do que o garantido proposto pelas OLs”, diz.
Procurada, a 99Food informou que segue em expansão acelerada em Goiânia. “Em apenas um mês e meio de operação, já havíamos ultrapassado a marca de 1 milhão de pedidos entregues, com 1 em cada 10 moradores da cidade fazendo mais de um pedido no período. Hoje, com mais de dois meses atuando na cidade, a demanda se mantém alta, com restaurantes selecionados, prazos de entrega médios de 28 minutos e ganhos consistentes para os motociclistas parceiros”, disse a empresa.
Em nota, a 99Food acrescenta que a partir de 2 de setembro atualizou o modelo de parceria com Operadores Logísticos, descontinuando a campanha de incentivo para ganhos garantidos, implementada na fase inicial.
“Essa mudança reflete a maturidade do negócio local, onde a alta demanda permite que os entregadores parceiros tenham ganhos elevados sem depender de subsídios. A escolha de Goiânia como primeira praça para o relançamento da 99Food mostra sua relevância estratégica e o potencial de crescimento da cidade, onde seguimos fortalecendo restaurantes, consumidores e entregadores parceiros”, finaliza.