Duas chapas concorrem à presidência da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) pela primeira vez na história da entidade. De um lado, está Lindomar Góes, fundador da Proesc e presidente da Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), que é apoiado pela atual presidente, Ingrid Barth. Já a chapa de oposição é encabeçada pelo empreendedor Vinny Machado, do Movimento De Startups para Startups.
As eleições ocorrem no dia 31 de outubro, e serão feitas de forma remota, por meio da plataforma Netshowme. A ferramenta permite criar uma enquete nas transmissões ao vivo e contabilizar as respostas, disponibilizando as respostas ao final da votação.
Segundo a Abstartups, o resultado da votação será divulgado no mesmo dia. A entidade não informou, porém, qual será o horário da transmissão em que a votação será realizada.
A votação será aberta apenas a associados, ressalta a entidade. Além disso, pelas regras do estatuto, apenas membros da Abstartups com pelo menos um ano de associação, que sejam da categoria Growth e Impact e que estejam em dia com as suas obrigações, têm a possibilidade de votar.
Em nota divulgada na última sexta-feira, a atual presidente da Abstartups, Ingrid Barth, oficializou o apoio ao candidato Lindomar Goés, mas pediu por integridade e respeito entre as chapas no processo eleitoral.
“Não apoiamos comportamentos agressivos, falaciosos, persecutórios, assediadores ou coercitivos contra os candidatos da nossa chapa, os membros do conselho ou os associados que nos apoiam. Estamos comprometidos com a verdade para criarmos um ambiente justo e respeitoso para todos”, disse.
A chapa de oposição critica a falta de transparência da atual gestão com relação ao número de associados, quantos estão aptos para votar, além da situação financeira da entidade.