A Abstra, ferramenta sem código (no-code) para empresas criarem aplicativos internos sem precisar contratar desenvolvedores, levantou um seed de US$ 2,3 milhões. O investimento foi liderado pelo SoftBank por meio de seu novo braço de atuação em early stage, e contou com a participação dos fundos Iporanga e Alexia.vc.
Com o caixa reforçado, a startup vai expandir os times de produto, vendas, marketing e operações. A companhia está focada em firmar parcerias estratégicas para fortalecer o negócio. A mais recente é com a Accenture, multinacional de consultoria, tecnologia da informação e terceirização. Ela passa a integrar o portfólio de clientes da Abstra, ao lado de Stone, Descomplica, Qulture.Rocks, Iporanga Ventures e Athena Ventures.
Este é o 2º aporte da companhia em menos de 6 meses, já que, em agosto, ela recebeu R$ 3,6 milhões em rodada pré-seed liderada pela Iporanga. O crescimento da empresa é impulsionado pela Y Combinator, aceleradora norte-americana famosa por apoiar gigantes como Airbnb, Dropbox e Rappi. A Abstra participou do programa no ano passado.
Lançado em março de 2020, no Rio de Janeiro, o software permite que times com pouco ou nenhum acesso a desenvolvedores construam ferramentas e soluções que precisam para alavancar os negócios, como dashboards, ERPs (Sistema integrado de gestão empresarial), calculadoras e experiências de auto-atendimento.
A startup nasce diante da escassez de talentos de tecnologia. “A demanda por agilidade e escala torna ainda mais grave o apagão de talentos no mercado. Por um lado, times de operações, dados, marketing e vendas estão esperando meses para lançar ferramentas que precisam para entregarem seus resultados, e do outro, times de produto precisam ficar cada vez mais eficientes e focados. Fica um cabo de guerra que afeta a todos”, explica Bruno Costa, programador e fundador da Abstra.