O mercado de idtechs e prevenção de fraudes no país tem os seus “pesos pesados”, com nomes como unico e idwall levantando grandes rodadas. Contudo, a AcertPix tem, aos poucos e sem grandes aportes, conquistado o seu espaço, especializada na parte de análise de imagens e documentos (documentoscopia). Para 2025, o plano da empresa é acelerar seu crescimento, apostando em uma nova plataforma de IA para impulsionar negócios e dobrar a operação até o fim do ano.
A grande aposta da companhia é o lançamento do Skia, plataforma alimentada por inteligência artificial para comunicação por meio de imagem, voz e texto. O framework da ferramenta, desenvolvido internamente, possibilita o aumento de conversão e atendimento 24/7, utilizando IA para avaliar chamadas, sugerir melhorias, hiperpersonalizar roteiros e aplicar camadas de prevenção a fraudes.
Em conversa com o Startups, o CEO André Azevedo pontua que o objetivo com o Skia é colocar de vez a AcertPix como uma referência em agentes de IA no mercado de prevenção e fraude, mas também trazer algo diferenciado para o core do negócio. Para André, as tecnologias de segurança e identificação não são um fim, mas sim um meio para melhorar a conversão dos clientes — nas palavras do CEO, trata-se de “digitalizar o balcão de atendimento”.
“Trabalhamos com inteligência artificial desde nossa fundação, sempre com foco nas metas dos clientes. A plataforma foi uma demanda dos nossos clientes, então buscamos o que há de mais moderno para construir e acoplar agentes de IA. Começamos com foco na prevenção à fraude, mas surgiram novas oportunidades como vendas, canal de denúncias/ouvidoria, recrutamento e seleção, entre outras”, pontua.
Aliás, segundo o executivo, essa “ampliação de escopo” para sua plataforma de segurança tem aberto portas além dos tradicionais clientes do setor financeiro. “Estamos em conversas com interessados em áreas dos mais diferentes segmentos, como telemedicina, educação, entre outros”, completa.
Conforme explica o CEO, a decisão por levar mais IA e automação para dentro da solução começou dentro de casa. No último ano, a companhia integrou mais de 30 agentes dentro da sua operação, aumentando a disponibilidade e personalização dos processos.
“Temos agentes conversacionais para atendimento e financeiro, para análise dos resultados, para agilizar o faturamento, para marketing, para revisão de código dos desenvolvedores”, diz o CEO, acrescentando que o tempo para realizar os faturamentos da AcertPix reduziu 99% e o tempo para análise de questionários de cibersegurança dos clientes caiu de dias para segundos.
Crescimento e concorrência
A AcertPix ainda é uma empresa jovem — foi fundada em 2020 como uma joint-venture entre a Acert, consultoria focada em segurança contra fraudes, com a Pix Force, startup especializada em visão computacional que depois veio a se destacar no mercado de inteligência artificial.
Com quase cinco anos de mercado, contudo, ela já soma mais de 10 clientes na sua carteira, incluindo 3 dos 5 maiores bancos do país, mais de 90 mil transações mensais em análises de documentos e mais de R$ 1 bilhão em economias geradas ao prevenir fraudes.
Inclusive, segundo André, a expertise mais específica da AcertPix tem colocado a empresa em um campo à parte, evitando a concorrência com outras idtechs como a unico e idwall, que focam mais em biometria.
“Olhando para o mercado como um todo, acho que a grande concorrente neste segmento ainda é a Serasa. É nesse campo que estamos ganhando market share”, explica André.
Perguntado sobre captações, o CEO da AcertPix destacou que a empresa já opera gerando lucro, com um fluxo de caixa que permite reinvestir em tecnologia e produto. Entretanto, o plano não é fazer grandes gastos com expansão de time (atualmente a startup tem pouco mais de 15 pessoas, 60% delas no time técnico), mas alavancar o uso interno de IA para aumentar a produtividade por colaborador.
A única rodada levantada pela Acertpix foi em 2022, quando recebeu um aporte de R$ 6 milhões, na modalidade de venture capital, da Credits Brasil, um dos maiores hubs de vendas de soluções de inteligência de dados para a indústria de crédito, risco e cobrança.
Contudo, a AcertPix já tem na sua mesa planos de expansão internacional, um movimento que pode abrir a porta para possíveis deals com investidores. “Hoje a gente tem uma condição de caixa muito favorável, então não precisamos fazer nada precipitado. Se a gente for para fora, aí devemos levantar dinheiro, mas será algo muito estratégico, um smart money, que vale muito mais que o dinheiro propriamente dito”, finaliza.