Adobe
Adobe (Imagem: Unsplash/Rubaitul Azad)

Conhecida por programas como Photoshop, Illustrator e Acrobat, a Adobe está apostando (ainda mais) no segmento de inteligência artificial. Nesta segunda-feira (20), a empresa anunciou o AI Foundry, um novo serviço voltado a ajudar empresas a criarem modelos de IA generativa personalizados.

A investida fez as ações da ações da Adobe (ADBE) registrarem alta de quase 3% ainda na segunda, e reforça uma trajetória que empresa vem construindo há anos no campo da IA. Para se ter uma ideia, em 2016, a companhia lançou o Adobe Sensei, uma plataforma de inteligência artificial voltada à automação e à análise de dados criativos dentro de seus softwares. Já em 2023, apresentou o Adobe Firefly, conjunto de modelos de IA generativa voltados para criação de imagens e outros formatos visuais.

Agora, com o AI Foundry, a Adobe quer ir além do uso individual da inteligência artificial e levar a tecnologia ao nível corporativo. A ideia é permitir que empresas criem soluções personalizadas em formatos como imagem, vídeo, áudio e 3D, adaptadas à identidade e às necessidades de cada marca, ajudando a melhorar suas campanhas publicitárias.

Os modelos do AI Foundry são baseados na família Firefly. Sendo assim, a partir dessa base, o serviço ajusta os modelos para cada cliente, tornando os resultados “perfeitos em nível de pixel, protegidos pela marca e prontos para uso externo”, de acordo com a própria Adobe em comunicado à imprensa.

Entre os primeiros clientes do serviço estão nomes como a Walt Disney Imagineering e a Home Depot (companhia varejista norte-americana). Até o momento, a Disney utiliza o AI Foundry para aprimorar o engajamento com o público, enquanto a rede varejista norte-americana aplica a tecnologia para otimizar a produção de conteúdo e aprimorar a experiência do cliente.