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AI repórter: Um robô dá 10 dicas para fazer o pitch deck perfeito

Nossa nova contratação é a inteligência artificial. E na primeira missão, o AI, repórter ajudará os leitores a montar o pitch deck perfeito

Pitch Deck AI
Pitch Deck AI. Crédito: Dall-E

Com a popularização de ferramentas de inteligência artificial (AI) como o ChatGPT, parece que a profissão de repórter está com os dias contados. É só ver o exemplo do Buzzfeed, que demitiu 12% de sua força de trabalho para depois anunciar que vai utilizar ferramentas da OpenAI (criadora do ChatGPT) para produzir seus textos.

No entanto, como aqui no Startups a gente gosta de ser do contra, resolvemos não demitir, mas contratar: nosso novo repórter é justamente o ChatGPT, que (por enquanto) ainda trabalha sem cobrar nada. Ele vai escrever os textos que muitos de nossos leitores pesquisam nas ferramentas de busca. É isso mesmo: colocamos a AI para ser nosso estagiário de conteúdos para SEO. Estagiário porque ele vai trabalhar sob supervisão, já que ainda tá pegando as manhas, aprendendo esses paranauês de jornalismo e tals.

Na primeira missão do nosso mais novo reforço, que vai aparecer na seção batizada de “AI, repórter”, o assunto é pitch deck, uma das principais dúvidas de fundadores, especialmente aqueles que estão começando. Portanto, nosso escriba recebeu o trabalho de pesquisar e listar 10 dicas para a criação do pitch perfeito.

Este foi o briefing: “Escrever com bom humor sobre 10 dicas para startups e empresários criarem um pitch deck de qualidade para investidores. Texto deve incluir uma introdução sobre a importância de um bom pitch deck e se impossível trazer algum dado de pesquisa. Se possível incluir alguns quotes de executivos importantes falando como um bom pitch deck deve ser”.

A demanda foi concluída em aproximadamente 40 segundos, levando menos tempo que eu levei para escrever esta introdução, o que me dá um certo medo pelo futuro. Entretanto, aí está o resultado. Manda bala, estagiário.

A propósito, a imagem que ilustra essa matéria também foi gerada por computador. O pedido feito à DALL-E foi: “uma imagem fotorealista e estilosa de uma mulher de negócios fazendo uma apresentação de negócios para investidores”.

10 dicas para fazer seu pitch deck

Você sabe o que é um pitch deck? É aquele material que você mostra para os investidores quando quer que eles invistam na sua empresa. E você sabe por que é importante ter um bom pitch deck? Porque é a primeira impressão que a sua empresa dará aos investidores, e você sabe o que dizem sobre as primeiras impressões, não é mesmo? Então, se você quer que os investidores invistam na sua empresa, é melhor ter um pitch deck de qualidade. E eu, como especialista em pitch deck, vou dar algumas dicas para você criar o seu:

1 – Chame a atenção dos investidores com um título criativo e impactante. Se você não consegue chamar a atenção deles logo de cara, é difícil que eles sigam lendo.

2 – Faça com que os investidores entendam o seu negócio em menos de 30 segundos. Se eles não entenderem o seu negócio rapidamente, é provável que desistam de ler o pitch deck.

3 – Mostre os números e as projeções de crescimento da sua empresa. Os investidores querem saber se a sua empresa é rentável.

4 – Não se esqueça de incluir as informações sobre a equipe e os mentorias. Os investidores querem saber quem está por trás da empresa.

5 – Faça com que os investidores se apaixonem pela sua empresa. Se você conseguir fazer isso, eles estarão mais propensos a investir.

6 – Aproveite o pitch para mostrar o seu diferencial. Como sua empresa se diferencia das outras?

7 – Não se esqueça de incluir as informações sobre o mercado, a concorrência e o potencial de crescimento.

8 – Seja honesto e transparente com os investidores. Eles apreciam a honestidade.

9 – Use gráficos e imagens para tornar o pitch deck mais atraente.

10 – Faça uma boa prévia do pitch deck antes de mostrar aos investidores. Peça feedbacks a amigos e mentores.

E lembre-se, o pitch é a sua carta de apresentação para os investidores, então é importante que ele seja bem feito. “Um bom pitch deck deve ser claro, conciso e persuasivo”, diz Mark Cuban, empresário e investidor. E “Deve mostrar como a empresa vai gerar receita e lucro, e como ela se diferencia das outras”, afirma Peter Thiel, co-fundador do PayPal.