A multinacional indiana Zoho Corporation já conquistou seu espaço no segmento de Software as a Service (SaaS), concorrendo com empresas como Google, Zendesk, Salesforce e Oracle. Agora, quer entrar no mercado de hardwares e utilizar sua expertise em inteligência artificial para desenvolver produtos como robôs para medicina e até mesmo veículos agrícolas autônomos.
Com sede internacional em Chennai, na Índia, a Zoho tem mais de 15 mil funcionários no mundo todo e planos de expansão na América Latina, onde os principais mercados hoje são México e Brasil. Em coletiva de imprensa realizada durante a convenção da companhia nesta semana em Austin, no Texas, onde tem uma de suas filiais, o CEO da Zoho, Sridhar Vembu disse que o desenvolvimento de hardwares virá para complementar a atividade da companhia atualmente.
Por exemplo, como a Zoho utiliza uma grande quantidade de data centers atualmente, a companhia começou a investir no desenvolvimento de sistemas próprios de armazenamento. O objetivo, nesse caso, é reduzir custos e, dessa forma, oferecer “mais valor” aos seus clientes. “Nós estamos começando a fazer isso agora e os resultados são promissores”, contou Sridhar durante o Zoholics.
O CEO da Zoho também comentou que a empresa tem investido na fabricação de hardwares mais “mecânicos”, como equipamentos médicos de robótica. A Zoho já possui uma série de softwares voltados especificamente para o segmento de saúde, e os hardwares médicos viriam para complementar esses produtos.
“Também estamos construindo fábricas para construir esses equipamentos em áreas rurais, de modo a levar emprego para essas regiões”, acrescentou Sridhar.
Fábricas na América Latina
Outro segmento que tem sido explorado pela Zoho é o de veículos autônomos para agricultura, explicou Fernando Sotelo, diretor de estratégia regional para América Latina. Em entrevista ao Startups durante o Zoholics, ele comentou que essa tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento, e que seria destinada principalmente a países com forte atuação no agronegócio, como o Brasil. A ideia é que esses veículos ajudem a resolver o problema de escassez de mão de obra no campo.
Segundo Fernando, existe um interesse de produzir esses tratores autônomos na América Latina. “Já estamos começando a construir [esses veículos], mas seria muito prematuro dizer que vamos abrir uma fábrica no Brasil. Mas queremos, sim, trazê-los para a América Latina e não ter que fabricá-los mais na Índia. Queremos fabricá-los nas Américas para as Américas. O país, não sabemos qual vai ser. E, na Índia, construir para a Ásia. Também temos uma fábrica na Alemanha”, disse o executivo.
O diretor da Zoho para América Latina contou que existe hoje uma grande demanda por esses veículos, que companhia ainda não consegue suprir.
“Já temos uma lista de demanda, mas não temos os veículos. Precisamos criá-los mais rápido e mais perto de cada região para podermos vender mais. No momento, estamos saturados”, comentou.