Crescimento

Alemã tl;dv chega ao Brasil e mira expansão LatAm

Empresa nomeou Rodrigo Stoqui (Pipedrive, Cielo e JustForYou) como country manager para liderar a estratégia de crescimento no país

Rodrigo Stoqui, country maneger da tl;dv
Rodrigo Stoqui, country maneger da tl;dv (Foto: Divulgação)

A tl;dv, plataforma inteligente para gravação, transcrição e resumo de reuniões, acaba de anunciar a sua expansão para a América Latina, começando pelo Brasil. Com mais de 2 milhões de usuários globais e 16 mil clientes atendidos em todo o mundo, a empresa alemã aposta no país como um mercado chave para sua estratégia de crescimento, xx

O Brasil adotou a tl;dv antes mesmo de a companhia desembarcar no país. Hoje, o mercado brasileiro já é o principal para a empresa, seguido por Japão e Estados Unidos. Por aqui, a startup soma mais de 5 mil clientes e, com a operação local consolidada, espera quadruplicar sua base nos próximos 12 meses.

Como parte dessa estratégia, a empresa nomeou Rodrigo Stoqui como country manager. Especialista em crescimento orientado por produto, desenvolvimento de negócios e sucesso do cliente, o executivo tem passagem por grandes empresas como Pipedrive e Cielo. Além disso, foi fundador da JustForYou, empresa de cosméticos que atualmente está em fase de Recuperação Judicial.

“De modo geral, as empresas ao redor do mundo ainda estão explorando apenas a ponta do iceberg quando se trata de inteligência artificial, deixando um enorme potencial a ser descoberto. Eu já usava a tl;dv tanto pessoalmente quanto profissionalmente, e o que mais me chamou atenção no projeto foi que ele vai além da gravação e transcrição de reuniões: aumenta a produtividade, valoriza o tempo das pessoas e promove a gestão do conhecimento compartilhado com segurança”, afirma Rodrigo em entrevista ao Startups.

A tl;dv no Brasil

Fundada em 2020 por Raphael Allstadt, Carlo Thissen e Allan Bettarel, a tl;dv nasceu com o propósito de reduzir o tempo gasto em reuniões e impulsionar a colaboração assíncrona. Para isso, a plataforma integra-se a mais de 6 mil ferramentas, incluindo Google Meet, Zoom e Microsoft Teams. Até o momento, a ferramenta já economizou 19,2 milhões de minutos de reuniões em todo o mundo e é compatível com mais de 30 idiomas, incluindo o português. Segundo o novo country manager, a empresa já opera de forma lucrativa.

Para construir a operação no Brasil, a empresa está investindo na contratação de um time local focado em vendas, customer success e onboarding. A companhia também planeja marcar presença nos principais eventos nacionais ao longo do ano e expandir parcerias para acelerar a adoção da ferramenta.

“O primeiro desafio é a localização. Não queremos apenas que a tl;dv pareça uma empresa local, mas que também se comunique como tal e tenha estratégias específicas para cada país em que atua. Isso envolve desde a produção de conteúdo até as áreas de vendas, marketing e comunicação”, avalia Rodrigo.

Nesse sentido, ele vê a oportunidade de aproximar a tl;dv de plataformas locais. “Além das principais ferramentas de videochamada, também temos integração com Slack, HubSpot, Salesforce e Pipedrive – que são muito importantes, mas não são nativas do Brasil. Aqui, há opções locais altamente representativas, como Ploomes, Moskit, RD Station e Agendor, grandes players que ainda não têm integração com a tl;dv. Mas estamos atentos a esse desafio”, afirma o country manager.

Ainda assim, Rodrigo explica que a ideia não é se distanciar muito do que a tl;dv vem fazendo em outras regiões. “A espinha dorsal é global e, a partir dela, temos diferentes níveis de adaptação para cada país. No Brasil, uma das prioridades é integrar a tl;dv a CRMs locais. Mas, do ponto de vista de produto, a estratégia é global. É essencial que estejamos alinhados a essa estrutura, pois, se cada país seguir sua própria estratégia, a empresa corre o risco de perder seu playbook, sua forma de crescer e se movimentar”, avalia.

Em termos de posicionamento de marca, a tl;dv adota — nas palavras do próprio executivo — uma comunicação mais leve e descontraída, apostando em parcerias com influenciadores, embaixadores e afiliados. “Faz parte da cultura da empresa e da forma como queremos ser percebidos pelos clientes”, pontua.

Visão de futuro

“Queremos ser sempre lembrados como a plataforma que educou — ou está educando — o mercado sobre as AIs Note Takers”, destaca Rodrigo. “Reconhecemos tanto nossas vulnerabilidades quanto nossos pontos fortes. Do lado educacional, nosso foco é ensinar o mercado a usar melhor nosso produto, algo que fazemos muito bem”, afirma.

“Além disso, buscamos sempre aprender com os clientes, para que a plataforma agregue ainda mais valor ao seu dia a dia. Nosso grande compromisso é estar ao lado deles, independentemente do porte de suas operações”, acrescenta o country manager. Globalmente, a tl;dv concentra suas operações em empresas de médio e grande porte nos setores B2B, com foco em equipes de vendas, atendimento ao cliente, produtos, operações e liderança.

Segundo Rodrigo, a expectativa para os próximos seis a 12 meses é consolidar a operação brasileira de forma sólida para, posteriormente, expandir para outros países da América Latina. “A plataforma já é compatível com os idiomas da região. Então, inicialmente, nossa estratégia será procurar parceiros locais fortes”, conta.

Embora ainda não tenha uma operação estruturada na região, a tl;dv já possui clientes no México, Chile, Peru, Colômbia e Argentina. A empresa prevê dobrar de tamanho nesses países nos próximos 12 meses, tanto de forma orgânica quanto por meio de parceiros e revendedores locais.

“Aumentar o número de clientes nesses países não significa, necessariamente, que precisemos de um country manager para cada um deles. Às vezes, pode fazer sentido ter uma pessoa que olhe para os países de língua espanhola de forma mais integrada. Se alcançarmos a meta, então tomaremos a decisão de alocar pessoas para focar única e exclusivamente nessa região”, explica.